Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Iniciativa vai impulsionar uso de palma forrageira para alimentação animal no semiárido mineiro; investimento deve beneficiar 500 famílias de produtores.  

Os produtores rurais no Norte de Minas serão fortalecidos com a implantação de sete Unidades de Multiplicação de Palma Irrigada e o fornecimento de equipamentos de apoio e plantio, como trator, picadoras de palma e resfriadores de leite. A ação faz parte do programa "Palmas para Minas", que conta com a participação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), ao lado de outros parceiros, e prevê beneficiar cerca de 500 famílias de produtores do semiárido mineiro.

O programa, coordenado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), reúne um conjunto de atividades que visa fomentar o uso da palma forrageira como alternativa para garantir a segurança alimentar de rebanhos e reduzir os custos de produção em regiões atingidas pela estiagem.

"A integração de esforços da Codevasf e de outras entidades é de grande valia para a convivência com a seca no estado. A disseminação da palma na região vai garantir a mitigação de perdas de gado decorrentes dos períodos de escassez hídrica", avalia o superintendente regional da Codevasf em Minas Gerais, Rodrigo Rodrigues.

Entre os municípios contemplados com a ação da Codevasf estão Porteirinha e Nova Porteirinha, no semiárido mineiro. Em cada localidade será implantada uma unidade de multiplicação de palma de 1 hectare. Os outros cinco municípios ainda serão definidos, mas cada um vai receber uma unidade de 0,2 hectare.

"Já estamos providenciando a elaboração dos projetos para aquisição dos sistemas de irrigação e, até final do ano, as unidades deverão ser implantadas", revela o engenheiro agrônomo Alex Demier, da 1ª Superintendência Regional da Codevasf em Minas Gerais, sediada em Montes Claros.

O investimento da Codevasf de R$ 290 mil conta com recursos do governo federal e do Orçamento Geral da União, destinados à Companhia por meio de emenda parlamentar.

"A Codevasf tem como parte de sua missão estruturar atividades produtivas a fim de promover a inclusão econômica e social. Ao proporcionar alternativas para fornecer alimento aos rebanhos, como o cultivo da palma forrageira, a empresa busca garantir o emprego e a renda das famílias de produtores rurais num momento de estiagem", aponta a presidente da Codevasf, Kênia Marcelino.

Palmas para Minas

A palma forrageira foi escolhida como alternativa para alimentação dos rebanhos, pois tem grande capacidade de armazenar água, é rica em energia e tem fácil digestão por parte dos animais. A espécie também é tolerante à seca e tem baixo custo de produção. Largamente difundida no Nordeste do Brasil, a planta da família das cactáceas tem origem no México.

Além da Codevasf e da Faemg, participam do programa "Palmas para Minas": Comitê da Bacia do Rio Verde Grande, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/MG), Embrapa, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundetec), Instituto Federal de São João Evangelista, Instituto Federal do Norte de Minas, Sebrae, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MG), Sicoob Credinor, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de São João del-Rei e Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Mais informações: www.codevasf.gov.br

Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf

Comentários nesse artigo

O Autor

Vanusa é graduada em Publicidade e Propaganda pela Faculdade de Minas.

Histórico



Gazeta de Muriaé
HPMAIS