Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 16/08/2018 às 20h23

Prontocor anuncia parceria para triagem de infarto na região

Durante uma entrevista coletiva realizada na tarde de quinta-feira (16), no Auditório do Prontocor, foi anunciado o Programa LATIN, em uma parecia a Lumen Foundation,  a ITMS e a Medtronic com um dos preceitos para combater uma das doenças cardíacas que mais mata em todo o mundo: o infarto agudo do miocárdio.

Este Programa LATIN, já é desenvolvido em vários países da América do Sul e presente em mais de 15 municípios brasileiros, o LATIN é uma parceria acadêmico-científica que possui o objetivo de desenvolver uma rede de comunicação entre profissionais de saúde, chamada Telemedicina, e auxilia no diagnóstico de doenças cardíacas com atendimento rápido e preciso; o programa foi apresentado para prefeitos e secretários de saúde da região, a jornalistas e aos profissionais de saúde.

         image

O médico cardiologista, especialista em hemodinâmica e responsável pelos setor de cateterismo do Prontocor Ewerton Souza Abreu, explicou com funciona o LATIN: "É um programa internacional que se utiliza de tecnologia e velocidade com transmissão de dados para que possamos detectar a distância a um paciente que esteja sofrendo um infarto, identificá-lo de forma rápida, eficiente e precoce e desta forma é acionada toda uma rede, um sistema de alarme, onde os socorristas de emergência transmitirão, em tempo real, dados do paciente a um cardiologista da instituição que irá fornecer um diagnóstico preciso, além de recomendar o tratamento pré-hospitalar antes da pessoa chegar ao hospital. Com este diagnóstico em mãos, os médicos podem iniciar o tratamento com muito mais rapidez e eficiência, elevando as chances de salvar vidas ou de impedir que o infarto cause grandes seqüelas ao paciente, exemplo, e uma pessoa estiver passando mal em Além Paraíba, poderemos, pormeio da Telemedicina, empregada no Programa LATIN, diminuir o tempo de diagnóstico e tratá-la com muito mais eficiência", explicou Dr. Ewerton.

Dr. Ewreton tamabp,e explicou que a teelemedicina promove o intercâmbio de informações médicas de um local para outra, através de comunicações eletrônicas para melhorar a saúde do paciente: "Permite que um tratamento cardíaco que salva vidas tenha início na unidade de tratamento básico ou na ambulância e não na chegada ao hospital. Inicialmente, a previsão é conectar ao programa 400 mil pessoas já atendidas em unidades básicas de saúde e outros sistemas de saúde. Esperamos com o LATIN, ajudar mais pessoas de toda a região, já que facilitará o contato entre o cardiologista e o socorrista. Com mais de três décadas atuando na Zona da Mata, o hospital é referência em tratamento cardiovascular, com mais de 20 mil procedimentos invasivos, além de cirurgias de alta complexidade", concluiu o médico.

          image

Sobre o LATIN
A Lumen Foundation e a ITMS estabeleceram uma parceria acadêmico-científica para desenvolver o programa de uma rede de telemedicina e oferecer um gerenciamento abrangente e economicamente viável para o Infarto Agudo do Miocárdio em toda a América Latina.

U t i l i z a n d o d i s p o s i t i v o s d e t e l e c o m u n i c a ç õ e s especiais, o LATIN (Latin America Telemedicine Infarct Network) conecta unidades de tratamento básico e ambulâncias à rede de centros de tratamento. Os socorristas de emergência transmitem, em tempo real, o ECG e outros dados médicos a um cardiologista remoto que pode fornecer um diagnóstico preciso e recomendar um tratamento pré-hospitalar em 10 minutos, geralmente antes de o paciente chegar ao hospital.

         image

Sobre o Hospital Prontocor Muriaé

O Prontocor é um hospital referência em cirurgias cardiovasculares de alta complexidade que acaba de completar 35 anos de existência. Nesse tempo, realizou mais de 20 mil procedimentos invasivos.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS