Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 04/05/2009 às 15h13

Secretaria de Saúde - Vacinação de Idosos

Campanha de Vacinação de

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, em duas décadas, o Brasil será o 6º país do mundo em número de idosos. Essa mudança se deve ao processo de envelhecimento rápido da população, o que requer políticas públicas específicas que garantam um envelhecer saudável. Por isso, atualmente, a melhora da qualidade de vida para quem está dentro dessa faixa etária é uma das maiores preocupações do Ministério da Saúde, que considera que o bem estar do grupo depende da interação entre condições física e mental, independência financeira, capacidade funcional, suporte familiar e social.
 
Neste sentido, uma das iniciativas do governo federal, em parceria com o Estado e com os municípios, é a “Campanha Nacional de Vacinação do Idoso” que, neste ano, tem como lema “Deixe a gripe na saudade”. A campanha é voltada para quem tem 60 anos ou mais - população que, atualmente, corresponde a 80% do total de brasileiros.
 
Para divulgar a campanha, aconteceu, no último sábado, 25 de abril, o “Dia da Mobilização Nacional”, durante o qual foram imunizadas 3,3 milhões de idosos nos 67 mil postos de vacinação de todo o país, ou 17,27% da meta pretendida. O índice é animador, pois representa um crescimento em comparação com o do ano de 2008, quando a cobertura vacinal, no primeiro dia de campanha, ficou em 11,71%.
 
A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, Maria Arindelita Arruda, comemora o sucesso da Campanha: “Tivemos os postos funcionando e um desempenho melhor do que no ano passado. As pessoas que tinham resistência a procurar o posto de vacinação agora estão mais conscientes de que receber gratuitamente a vacina contra a influenza é um direito de quem tem 60 anos”.
 
A vacina é um dos meios de prevenir a gripe e suas complicações, além de apresentar um impacto na diminuição das internações hospitalares e da mortalidade evitável. Estudos nacionais e internacionais demonstram que a vacinação pode reduzir de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por doenças respiratórias.
 
Desde o início da imunização, em 1999, tem sido constatada uma redução importante de casos de influenza entre os idosos, principalmente para as regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste. Até 2007, a meta mínima para cobertura vacinal estabelecida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) era de 70% da população alvo. Em 2008, foi ampliada para 80%.
 
A “Campanha Nacional de Vacinação do Idoso” prossegue até o dia 08 de maio. Mesmo quem tomou a vacina, no ano passado, deve se imunizar este ano, pois há uma mudança no padrão dos vírus que circula no país.  A vacinação é gratuita para todas as pessoas que tenham a partir de 60 anos e também para a população indígena, sendo obrigatória a apresentação do RG. É recomendável, ainda, que se leve o Cartão de Vacinação. Não deve tomar a vacina quem tem alergia à proteína do ovo. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, devem consultar o médico primeiro.
 
Para comemorar o “Dia da Mobilização Nacional”, o Centro de Especialidades Papa João Paulo II, localizado na Praça João Pinheiro, promoveu, na manhã de sábado, 25 de abril, uma grande movimentação, incluindo atividades físicas, pinturas em pano de prato, aferição de pressão arterial. O evento contou, ainda, com a participação da Funasa, que aproveitou a ocasião para fortalecer a “Campanha de Combate à Dengue”. Entre os idosos que se vacinaram, já no primeiro dia, foi feito um Bingo, que premiou os mais sortudos com um aparelho de celular, um aparelho de DVD e um Micro System.

Autor: Lúcio Vargas

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS