Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 04/05/2009 às 15h07

Dia Mundial do Trabalho

1º de Maio - Dia do Trabalho

Na maioria dos países industrializados, o 1º de maio é o Dia do Trabalho. Comemorada desde o final do século XIX, a data é uma homenagem aos oito líderes trabalhistas norte-americanos que morreram enforcados em Chicago (EUA), em 1886. Eles foram presos e julgados sumariamente por dirigirem manifestações que tiveram início justamente no dia 1º de maio daquele ano.
 
Baixos salários e jornadas de trabalho que se estendiam até 17 horas diárias eram comuns nas indústrias da Europa e dos Estados Unidos no final do século XVIII e durante o século XIX. Férias, descanso semanal e aposentadoria não existiam. Para se protegerem em momentos difíceis, os trabalhadores inventavam vários tipos de organização – como as caixas de auxílio mútuo, precursoras dos primeiros sindicatos.
 
Chicago, um dos principais pólos industriais norte-americanos, também era um dos grandes centros sindicais. No dia 1º de maio, os trabalhadores realizaram uma grande manifestação – foi a última do período em que não houve violenta repressão policial. Nos dias seguintes, toda ação dos operários foi duramente reprimida pela polícia, com mortos, feridos e muitos presos. As conseqüências chocaram o mundo: depois de um julgamento sumário, vários líderes foram condenados à prisão perpétua e oito deles, à morte na forca. Aos poucos, porém, vários Estados norte-americanos começaram a estabelecer jornadas de trabalho menores, de dez e até de oito horas.
 
No Brasil, a data é comemorada desde 1895 e virou feriado nacional em setembro de 1925 por um decreto do presidente Artur Bernardes. Com Getúlio Vargas – que governou o Brasil como ditador por 15 anos e como presidente eleito por mais quatro – o 1º de maio ganhou status de "dia oficial" do trabalho. Era nessa data que o governante anunciava as principais leis e iniciativas que atendiam as reivindicações dos trabalhadores, como a instituição e, depois, o reajuste anual do salário mínimo ou a redução de jornada de trabalho para oito horas.
 
Vargas criou o Ministério do Trabalho, promoveu uma política de atrelamento dos sindicatos ao Estado, regulamentou o trabalho da mulher e do menor, promulgou a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), garantindo o direito a férias e aposentadoria. Desde 2003, um Projeto de Lei na Câmara dos Deputados propõe a modificação do “Dia do Trabalho” para “Dia dos Trabalhadores”.

Uma data dedicada àqueles que contribuem para o crescimento do país

Só o trabalho constrói. Todo o conforto de que a humanidade goza hoje em dia é fruto do trabalho de muitas pessoas, através de várias gerações. O Dia do Trabalho é essencialmente importante, porque é nessa data que lembramos o esforço humano para modificar a natureza e explorá-la para o progresso da humanidade.
 
Todas as pessoas, cada uma na sua profissão, são igualmente necessárias. A comunidade depende tanto de engenheiros e médicos quanto de pedreiros, padeiros e agricultores. Assim, nada mais justo do que lembrar nesse dia de todos aqueles que, com seu trabalho, constroem algo de bom para a Pátria e para a Humanidade.

Sindicato dos Servidores Públicos de Muriaé e Região
Como importante órgão de representatividade dos trabalhadores, o Sindicato dos Servidores Públicos de Muriaé e Região, sob presidência atual de Ronaldo Alvarenga, comemora sua grande conquista de 2009: o início das obras de construção da nova sede do Sindicato. “Este será um espaço de lazer, aprendizado e de maior busca por direitos da classe. A união dos servidores é fundamental para conquistas como esta, pois ele precisa ter consciência de sua força e do poder do grupo para usar em seu benefício e pelo benefício de todos”. Ronaldo Alvarenga

Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Muriaé (SINTTROMÉ)  
Tendo como diretor-presidente, Valdir Sathler Gomes, o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Muriaé (SINTTROMÉ), comemora, no “Dia do Trabalho”, as conquistas daqueles que lutaram pelo respeito e pela dignidade do trabalhador brasileiro, mas sabe que, mesmo diante de uma crise mundial, ainda é bastante difícil celebrar esse dia em toda sua plenitude.
 
Entre os problemas enfrentados pela classe, destaca-se a defasagem do salário, condições de segurança e falta de apoio do próprio Governo: “São muitas as dificuldades que enfrentamos nas negociações de melhores condições de trabalho e direitos. Mesmo assim, temos obtido algum sucesso, como o Plano de Saúde, o Plano Odontológico e a Cesta Básica, que complementam nossos salários, ainda muito baixos. O Governo também não nos ajuda, pois tem sido divulgada uma inflação entre 5 e 7% , quando, na verdade, sabemos que ela é muito além, e isso nos impede de termos novas conquistas, pois esses índices são usados como parâmetros nas negociações com os patrões. Acredito que para termos sucesso, temos que ter uma maior união da categoria, e também de todos os trabalhadores. Só assim será possível chegar a um patamar melhor, o que é muito importante, pois, estando o trabalhador satisfeito, as empresas também lucram com isso e prosperam”, ressaltou Sathler.

Autor: Andréa Oliveira

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS