Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 27/04/2009 às 11h33

Muriaé ganha Centro de Eventos

Inauguração do Centro de Eventos

Associados do Sindicato Rural de Muriaé, autoridades municipais da região e membros de nossa sociedade participaram na tarde do último sábado (18), nas dependências do Parque de Exposições Lael Varella, da inauguração do Centro de Eventos Gilberto José Tanus Braz, um espaço com mais de 1.500 metros quadrados, que irá concentrar reuniões, palestras e congressos específicos do setor agropecuário, visando ao desenvolvimento socioeconômico da área.
 
Construído através de uma parceria entre o Sindicato Rural e o Grupo Líder, o Centro de Eventos presta uma justa homenagem a um dos filhos mais ilustres e queridos de Muriaé - o empresário, pai de família, amigo e cidadão preocupado com a cidade que lhe viu nascer: “Gilberto Braz esteve sempre conosco, militando em política, coordenando projetos e será sempre uma pessoa muito considerada por mim, como um irmão. Quando havia algo para resolver, a gente sentava, conversava e a coisa acontecia. O que vem fluindo em Muriaé é o pensamento dele e nada mais justo do que esse Centro fazer essa homenagem a ele”, frisou o diretor do Sindicato Rural de Muriaé, Sebastião Messias.
 
Durante a cerimônia de inauguração do Centro de Eventos, ele agradeceu, ainda, ao prefeito José Braz pelo apoio na concretização da iniciativa: “Tenho que agradecer ao prefeito, que sempre nos dá seu apoio em todos os acontecimentos do Sindicato. Obrigado também aos produtores rurais e a todos que vieram nos homenagear hoje neste dia tão festivo. Como muriaeense, eu acredito que esta é uma realização muito importante e que, por isso, devemos fazer acontecer, pois, primeiro, vem a nossa cidade e, depois, os interesses pessoais de cada um. É assim que alcançaremos o desenvolvimento do nosso município”.
 
A concretização do Centro de Eventos Gilberto José Tanus Braz contou, especialmente, com a atuação do ex-presidente do Sindicato Rural, o produtor Paschoal Trota: “A Prefeitura sempre esteve conosco e isso se confirma hoje, com a construção desta obra magnífica e de nossos trabalhos de sucesso nas exposições agropecuárias, que permitiram resgatar a credibilidade para com nossa Diretoria, ajudando a trabalhar em prol da nossa causa de defesa do meio rural. Esta é uma homenagem póstuma ao Gilberto que, como sabemos, teve uma trajetória de vida exemplar para muitas gerações. Era um homem determinado, sábio e com um jeito simples de ser, reconhecido por suas decisões fortes e ousadas e pelas idéias globalizadas para os negócios e para a convivência com as pessoas”, ressaltou Trota em seu pronunciamento.
 
Seu papel atuante, assim como o da Prefeitura de Muriaé e de demais membros do Sindicato Rural, também foi destacado nas palavras do atual presidente desta entidade, Manoel Teodoro Carvalho: “Nosso ex-presidente e colaborador, Paschoal Trota, com seu dinamismo, foi um dos principais responsáveis por esta conquista, ao lado do empresário e também prefeito José Braz, com seu dinamismo e empreendedorismo. Agradeço, ainda, à nossa Diretoria, através das pessoas do Messias dos Reis, Gilberto Aredes, Henrique Aquino, Misael Varella, Estevão Pedrosa, José Muratori, Eugênio Barbosa e outros, por confiarem em nossa missão de presidir uma entidade tão importante”.
 
O presidente do Sindicato Rural também comentou sobre a figura do muriaeense que dá nome ao espaço recém-inaugurado: “Deixo meu sincero abraço à família Braz, que hoje se encontra conosco nesta inauguração. Sempre tive ótimas referências do Gilberto, meu pai estudou com ele no primário, e é um prazer vê-lo homenageado aqui, pois é uma pessoa com quem eu tinha muita afinidade, principalmente porque torcíamos pelo mesmo time”, brincou Manoel Carvalho.
 
Após uma exibição de vídeos de depoimentos sobre a vida e a carreira do empresário Gilberto Braz, seu filho, o empresário Renzo do Amaral Braz, agradeceu à homenagem: “É um prazer estar aqui como representante da minha família para agradecer ao Sindicato por dar o nome de meu saudoso pai a este belíssimo Centro de Eventos. Meu pai é um homem respeitado e sempre recordado por ter se construído por seus próprios atos, constituindo um grande exemplo para nós, seus filhos, que dele temos as mais vivas e agradáveis lembranças. Nós nos recordamos sempre, não apenas do empresário competente, responsável e um dos grandes realizadores dos ideais do Grupo Líder, mas como chefe de família que procurou passar essa formação para seus filhos”.
 
Emocionado, o empresário recordou a história da família Braz e comentou, ainda, sobre Gilberto, falecido há mais de sete anos: “Nosso pai aprendeu, desde cedo, com nosso avô, José Braz, e com nosso avó, Lédia, as lições de moral e dignidade humana que o acompanharam por toda a vida. Era um homem que tinha grande capacidade de cativar pessoas, com sua personalidade agradável e compreensiva; um empresário que tinha no humanismo uma de suas grandes virtudes e sempre procurou transferir essa marca ao Grupo Líder. Assim, esta homenagem enche de orgulho e satisfação à nossa família e, por isso, agradecemos ao Sindicato Rural de Muriaé e a todos que se encontram aqui hoje, na inauguração deste Centro de Eventos - um local voltado para o cumprimento do papel social e para o desenvolvimento rural de nossa terra”, destacou Renzo Braz.
 
Na seqüência, o empresário e prefeito de Muriaé, José Braz, aproveitou a oportunidade para expressar seus agradecimentos aos presentes e ao Sindicato Rural: “Obrigado aos deputados Sebastião Costa e Bráulio Braz que, hoje, estão aqui conosco, juntamente com o ex-prefeito de Muriaé e diretor da Fhemig, Cristiano Canêdo. Para a nossa família, este é um dia especial, porque estamos trazendo para o município, um local de eventos que visa ao progresso e à melhoria de vida do meio rural. Agradeço ao amigo Paschoal Trota por dar a este Centro de Eventos o nome do meu filho Gilberto, que permanece em nossos corações, como bom filho que sempre foi, como empresário, competente trabalhador e amigo de todos. Como pai, fico muito emocionado, e tenho certeza de que este Centro de Eventos Gilberto José Tanus Braz irá prestar importantes serviços a Muriaé e a toda a nossa região”, finalizou o prefeito.

Autor: Lúcio Vargas

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS