Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 30/11/2006 às 18h35

Atividade física de uma forma saudável

Treinadores de Jiu-Jitsu


  Você é do tipo que fica horas em frente ao espelho para ver se está com tudo em cima? Então fique atento com sua alimentação e com o tipo de vida que você anda levando, pois além de estar com o corpo em forma deve também estar saudável.

  Com a crescente e alarmante prevalência de sobrepeso e obesidade no Brasil (40% da população brasileira apresenta algum excesso de peso corporal) e em várias partes do mundo, a busca por programas que busquem contornar o problema vem se tornando imperativa. A obesidade, além de poder precipitar danos psico-sociais, é apontada como uma condição que aumenta sobremaneira o risco de acometimento por doenças crônicas não-transmissíveis como diabetes mellitus, hipertensão arterial, doença arterial coronariana etc.

  Esse quadro tem levado um maior número de pessoas a buscarem um tipo de vida mais saudável.   Mas para praticar exercícios é preciso tomar muito cuidado, escolher um lugar de qualidade e o professor ideal para acompanhar o seu treinamento. A musculação, por exemplo, é capaz de promover um bom condicionamento físico, saúde e bem estar, mas claro que sob orientação e acompanhamento de um profissional habilitado de educação física.

    Segundo a profissional de musculação Marilia Brum, ser magro não significa ter um peso reduzido na balança; o ideal é que se tenha uma proporção saudável entre peso magro e peso gordo.

  “As pessoas, às vezes, se vêem seduzidas por comerciais de produtos que prometem grandes resultados de emagrecimento. Os produtos podem até emagrecer, mas nem sempre de forma saudável. Ao eliminar os quilos, os consumidores podem estar eliminando junto massa magra, o que é muito importante para a saúde, para o metabolismo e a queima de gordura”, destacou o professor David Vieira.

  “Para emagrecer é necessário estar bem alimentado: comer pouco não significa comer pouca caloria. O importante é a qualidade do que se ingere”, concluiu Marília.

  Musculação e atividades aeróbicas são ótimas para o corpo quando bem orientada. Do contrário, pode produzir lesões difíceis de curar.


Autor: Leonardo de Castro

Fonte: Cia. do Corpo



Gazeta de Muriaé
HPMAIS