Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 30/11/2006 às 18h11

Dia Internacional de Luta contra

Foto de divulgação

  Desde seu aparecimento em meados de 1981, a AIDS tem contribuído para uma ampla gama de modificações e redefinições mundiais no que diz respeito ao ato sexual.

  Seu surgimento veio como um balde de água fria na mudança do comportamento sexual iniciada na década de 60 nos EUA onde, através do movimento “hippie”, tornou-se possível uma maior liberdade da expressão da sexualidade ocidental.

  Um ato trazido pela AIDS foi ter colocado lado a lado, num mesmo instante, cientistas sociais, psicólogos, biólogos, epidemiologistas, clínicos, representantes das comunidades e industriais, agentes de saúde e políticos para avaliar e decifrar o imenso mosaico chamado sexualidade humana.

  Em outubro de 1987, por decisão da Assembléia Mundial de Saúde e com apoio da Organização das Nações Unidas – ONU,  transformaram o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids.

  A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV / AIDS. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, ela passou a ser adotada a partir de 1988, por uma Portaria assinada pelo Ministério da Saúde.

  Como símbolo de solidariedade e comprometimento na luta contra a AIDS foi adotado o laço vermelho. O projeto foi criado em 1991 pela Visual Aids, grupo de profissionais de arte, de Nova York, que queria homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam morrendo de AIDS; a cor vermelha foi escolhida por causa de sua ligação ao sangue e à idéia de paixão, e foi inspirado no laço amarelo que honrava os soldados americanos na Guerra do Golfo.

  Hoje em dia o espírito da solidariedade está se espalhando e vem criando mais significado para o uso do laço. É importante, não só usar o laço em solidariedade aos soropositivos, mas também se conscientizar e ter responsabilidade, sempre se prevenindo.

Autor: Leonardo de Castro

Fonte: Pesquisa



Gazeta de Muriaé
HPMAIS