Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 21/09/2016 às 00h55

Populares reclamam na Câmara sobre a cobrança COSIP na conta de Luz

20/09/16 - Reunião ordinária na Câmara dos vereadores ocorrida na noite de terça-feira (20) foi novamente marcada pela presença de populares que reclamam de cobrança irregular da Contribuição de Iluminação Pública - COSIP, incluída mensalmente nas contas de consumo de energia elétrica em Muriaé. Mais uma vez um grupo inflamado de reclamentes pede providências na Câmara Municipal de Muriaé apresentando contas de "Luz" justificando suas razões de reclamação. 
Os vereadores Jair Abreu e Ademar Camerino engrossaram a lista de reclamação. Jair Abreu disse que deve haver uma forma de devolver o dinheiro cobrado em excesso para a população. Ademar Camerino apresentou cópia de uma Representação ao Ministério Público solicitando providências quanto à Cobrança Irregular da referida taxa. 
image image
A presidente da Casa, Helena Carvalho, explicou que: "A Lei 5.114/2015 que regulamenta a cobrança da taxa foi alterada em dezembro de 2015 com a proposta de aliviar o valor da cobrança para a população".
A saber:
- foi ampliada a faixa de consumo "mínimo" isento do pagamento de 30 KWH para 60 KWH;
- A tabela de escalonamento foi ampliada de duas faixas para oito com intervalos menores;
- Estabeleceu-se limite máximo de 13% para aqueles que consomem mais de 700 KWH de energia

Segundo ela a alíquota beneficia os consumidores que gastam menos energia não onerando abusivamente para os que consomem mais energia. 

Helena Carvalho disse que: "foi estabelecida uma comissão de avaliação e lembrou que o vereador Ademar Camerino protocolou uma representação no Ministério Público. Dentre outras coisas ela disse ainda que na quarta-feira dia 21 estará em uma rede de rádio do município para prestar esclarecimentos à população".

Segundo ela ainda, "se houve algum erro na cobrança, este erro não partiu da Câmara dos Vereadores que não vai permitir abusos contra a população de Muriaé." afirmou a vereadora Helena Carvalho. 

Entenda o Caso! Acesse:
Site Gazeta de Muriaé Publica no dia 14/09:
Cidadão reclama de cobrança abusiva da COSIP na Conta de luz do muriaeense

C
âmara de Muriaé emite Comunicado dia 15/09:
Comunicado da Câmara Municipal a respeito da cobrança da COSIP

Tags: COSIP,Muriaé,Câmara dos Vereadores,



Gazeta de Muriaé
HPMAIS