Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 01/09/2015 às 12h01

O Jornal teve no dia 04 de fevereiro de 1940 o marco inicial de sua história

Em 04 de fevereiro de 1940 circulou pela primeira vez a Gazeta de Muriaé tendo como diretor o prefeito Geraldo Starling Soares e como colaboradores: Geraldo Braga, Dr. José Clóvis Canedo, Dr. Hugo Lopes Pereira Coelho e Itamar Magalhães.

Em 24 de dezembro de 1940, o Diretor Geral do Departamento de Imprensa e Propaganda da Presidência da República, Lorival Fontes, em carta enviada ao Dr. Geraldo Starling comunicou que "resolve conceder registro à Gazeta de Muriaé, que se edita nesta cidade, sob vossa direção eficaz; entretanto, obrigado dentro de 30 dias, a contar da data, apresentar certidão da respectiva matrícula no Juízo competente".

A Revista de Historiografia Muriaeense, da Fundação Henrique Hastenreiter, ano 1, n.º 1, de dezembro de 1977, publica artigo do jornalista Itamar Magalhães com o título "Através da Imprensa". Comenta sobre a Gazeta de Muriaé o seguinte: "Depois de pequeno hiato na nossa vida jornalística pelo banimento das prerrogativas da cidadania em nosso território, aparece a "Gazeta de Muriaé", tendo à sua frente a figura empolgante de Geraldo Starling Soares, idealista que não podia governar o município sem submeter os efeitos de seus atos ao arejamento de uma imprensa jovial, sadia e elevada, capaz de sustentar bem alto o nome de Muriaé. Foi com o entusiasmo e competência de Geraldo Braga, com o tirocínio e inteligência do Dr. José Clóvis Canedo, com o esforço e vontade do Dr. Hugo Lopes Pereira Coelho, que viveu algum tempo este semanário, até quando o Dr. Geraldo mudou-se deste município em 1945".

A Gazeta de Muriaé retornou em 1951, sob a direção do médico Dr. Antônio Soares Canedo, jovem e idealista, que conseguiu manter o jornal até 1955, contando com o apoio de Dona Adolfina Gusman (Velha Juvência), Dr. Manoel Martins Lisboa Junior (João da Grota) e Dr. Djalma Gusman, entre outros. A partir desta data a Gazeta passou por um período de paralisação.

Em 1970 a Gazeta de Muriaé voltou a circular. Nesta época chegou à cidade de Muriaé o advogado, Dr. Edlê Pereira Campos, vindo de Bom Jesus do Norte, Espírito Santo, casado com a professora muriaeense Valdete Aparecida Garcia.

Nesta ocasião o jornal era impresso em gráfica própria, situada na Rua do Triangulo nº 1, no sistema Linotipo e circulava com uma periodicidade irregular.

Em 04 de novembro de 1978, por motivo de mudança do casal (Valdete e Edlê) para a cidade de Juiz de Fora, o médico, Dr. Waltecy Antônio Garcia, interessou-se em adquirir a gráfica de seu cunhado, Dr. Edlê, assim como o nome do jornal.

Estudante da Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro, participou da equipe do jornal universitário "O Moita", adquirindo uma grande paixão pelo jornalismo. Chegando a Muriaé, em janeiro de 1970, interessou-se em se tornar um dos colunistas da Gazeta, escrevendo artigos sobre medicina, Lions, Rotary, esporte, clubes sociais e vários outros assuntos. A partir daí a Gazeta passou a circular de forma semanal e regular, imprensa em Linotipo, na rua Dr. Newton Resende nº 118.

Entre seus colunistas destacaram-se: Lúcio Gusman, Elyete Badaró Nassif, Waltecy Antônio Garcia, Lauro Fernandes, Dr. Lisboa (Farpas), Marcinha e Juberto Viver (Sociais), Lúcio Flávio Sabo, Itamar Magalhães, Paulo Machado, Marcos Coutinho Loures, José Soares da Silva, Newton Fernandes, João Acelino Andrade (Velho Tibúrcio), Jacyr Vidon, Francisco Dias Teixeira Fernandes, João Dias Teixeira, Rosane Campos (Sociais), Helio Lopes, Evaldo Calcagno (Boulevard), Teodorico Torres (Gazebolando), Hime Aguiar e Oliveira, João Carlos (Sociais), Antônio Monteiro (Esporte), Jacy de Oliveira Filho, Adellunar Marge, Maluketti, Wilton Moreira Bandeira de Melo e Paulo Fraga.

Em 1989 passou a fazer parte da equipe de trabalho a pedagoga Vânia das Graças Oliveira Garcia, esposa do Dr. Waltecy, que usando da sua experiência profissional na supervisão escolar, iniciou uma atividade mais arrojada, fazendo deste semanário uma verdadeira empresa jornalística. Imediatamente ampliou-se o Parque Gráfico, adquirindo outras máquinas menores (Multilit - impressora off-set) para servir à comunidade com outros impressos, como malas diretas, panfletos, cartão de visita, etc. Foi nesta época que o primeiro computador chegou à gráfica muriaeense, assim como impressora laser, scaner e máquina de fotolito. A gráfica e o jornal passaram a funcionar em novo endereço, na Rua Cel. Adolfo Gusman, nº. 01.

No livro "15 anos de história da Rede Globo" o jornalista Roberto Marinho disse: "Tivemos de exercitar, diariamente, algumas virtudes indispensáveis a quem pretende fazer o melhor: humildade para aprender com o erro; grandeza suficiente para evitar a vaidade; e, finalmente, a ambição necessária para chegar o mais perto da perfeição; sim, o mais onde sempre é feito o possível, pois atingi-la é virtude dos Deuses". Essa é a meta que sempre norteou o destino da Gazeta.

Após o falecimento de Dr. Waltecy no ano de 2014, o Jornal passou para as mãos de sua filha publicitária Vanusa Oliveira Garcia que tem como missão principal manter vivo o sonho de seu saudoso pai. Com nuita garra, determinação a apoio do esposo Fernando Amaral de Calais (farmacêutico), vem demonstrando um senso administrativo inovador para que a empresa acompanhe a evolução permanente e rápida nas formas de transmitir a informação ao seu leitor.




Gazeta de Muriaé
HPMAIS