Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 01/11/2006 às 20h07

Serviço Social

  O objetivo do curso de Serviço Social é formar profissionais com capacitação técnico-metodológica e ético-político, com formação intelectual e cultura generalista crítica, competente em sua área de desempenho, e com capacidade de inserção criativa e propositiva, no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho, visando preparar um profissional para o pleno desempenho da profissão, tendo em vista que o curso proposto é uma área de conhecimento para a qual convergem várias ciências. O curso tem ainda por finalidade propiciar ao futuro profissional uma capacidade analítica e crítica, de avaliação das condições conjunturais, incentivando-o ao conhecimento geral das ferramentas inerentes ao Serviço Social, para que ele possa criar e recriar com criatividade o seu espaço na sociedade brasileira.

  E, em função da situação estratégica de seu campo de trabalho, há que se ter um profissional com capacidade empreendedora, consciente das questões ambientais, dos temas emergentes específicos e interdisciplinares com a área de Serviço Social e integrados de maneira holística num mundo globalizado. Para sua formação oferecer-se-á formação generalista, consubstanciada pela ampla formação cultural e sólida formação técnica em Serviço Social.

  O profissional, mediante o domínio de conhecimentos específicos, atua na formulação e execução de políticas e programas sociais nas áreas da saúde, educação, trabalho, justiça, previdência e assistência (criança, adolescente, idoso, família, etc), e outras. Desenvolvendo sua ação junto a órgãos públicos e privados, entidades sócio-assistenciais, ONG's e processos de organização popular.

  O Assistente Social atua nas expressões da questão social, formulando e implementando propostas para seu enfrentamento, por meio de políticas sociais públicas, empresariais, de organizações da sociedade civil e movimentos sociais; dotado de formação intelectual e cultural generalista crítica, competente em sua área de desempenho, com capacidade de inserção criativa e propositiva, no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho, comprometido com os valores e princípios norteadores do Código de Ética do Assistente Social.

  O Serviço Social é uma profissão de caráter interventivo, que se utiliza do instrumental científico multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais para análise e intervenção em situações da realidade social em que estão presentes os reflexos das questões sociais.

  Profissão liberal de nível superior que foi regulamentada, pela segunda vez, pela Lei 8662/93 de 07 de junho de 1993. O profissional só estará habilitado ao exercício da profissão se registrado no Conselho Regional de Serviço Social CRESS, que o credencia a assumir as competências e atuações privativas da Assistente Social.


Autor: Lucimara de Castro Alves

Fonte: Serviço Social



Gazeta de Muriaé
HPMAIS