Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 01/11/2006 às 20h01

Dia Nacional da Cultura - 5 de novembro

  Para comemorar uma data tão importante é necessário valorizar as diversas manifestações da arte popular que encontramos nas ruas todos os dias.

  Em 15 de maio de 1970, a lei nº 5.579 instituiu o "Dia da Cultura e da Ciência", que é comemorado no dia 5 de novembro, como homenagem a data natalícia de figuras exponenciais das letras e das ciências, no Brasil e no mundo. A data teve como inspiração o Conselheiro Rui Barbosa, nascido a 5 de novembro de 1849. Mas não adianta só comemorar este dia, precisamos saber o que significa cultura.

  Cultura vem a ser o acúmulo da vivência histórica de significados sociais: linguagens, técnicas, valores, fé e gosto, construídas coletivamente. Está também relacionada com a maneira de vestir, de morar, de comer, de trabalhar, de rezar, de se comunicar, de se interagir. A cultura é viva, flexível e plural, associando até mesmos elementos aparentemente divergentes e díspares. Portanto, não é possível subjugar o conceito à afirmação conservadora e tradicionalista de que a ordem política presente é a única viável, visto que sua modificação vai de encontro ao patrimônio cultural herdado dos antepassados.

  A cultura não é estanque: é tudo o que o homem adiciona à natureza. Tudo o que o homem faz na vida e que lhe não é inato ao nascimento, pode ser considerado como ação de cultura. Cultura é construção, transformação constante, produto e fator de imanência social. 

  Um povo que perde a sua cultura, sua história, sua memória, seus custumes, perde sua alma, fica sem identidade. No Brasil, tão vasto, tão amplo, com tantas expressões diferentes, com distintas maneiras de ser, de viver, de conviver e de fé múltipla, que vão se modificando de lugar para lugar, e a todo o momento, não podemos falar de uma única cultura, mas de culturas plurais que o formam.  Quantas nações existem inseridas em nosso País? Culturas indígenas, africanas, povos europeus, cada um com suas tradições, línguas, procedimentos, modos de ser e crer, que ajudaram a formar um país plural.

  Tal perspectiva tem de ser assimilada do ponto de vista pedagógico. A cultura é o alimento da educação. A educação é transmissora da cultura. A escola é um espaço de trocas culturais, é um lugar de propagação e interação da cultura e do conhecimento. A educação não é apenas transmissão de informações, mas ampliação da capacidade de relacionar os conteúdos e construção de interpretações pessoais.

  Em nossa cidade, já vem acontecendo um resgate de nossa potencialidade cultural; o Gazeta Cultural criado há dois meses veio com esse intuito de resgatar e firmar a cultura entre os muriaeenses e a Fundação de Cultura e Arte - FUNDARTE, com seus vários projetos, bem como curso de teatro, música, artes e colabora com a recuperação e descentralização de nossos equipamentos, visando um plano que inclua a juventude, notadamente os que encontram-se na periferia, que precisam de uma alternativa às drogas e ao desemprego.

  A cultura é um fenômeno social que representa o nível alcançando pela sociedade de um país em determinada etapa histórica: processo, técnica, experiência de produção e trabalho, instrução, educação, ciência, literatura, arte, etc.

Autor: Leonardo Castro

Fonte: O que é Cultura?



Gazeta de Muriaé
HPMAIS