Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 13/05/2015 às 23h39

Conferência Municipal de Saúde: por melhoria na Atenção Básica

O Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria de Saúde, iniciaram, nesta semana, a etapa preparatória para a 6ª Conferência Municipal que acontecerá em Muriaé no dia 30 de junho de 2015. Serão três Pré-Conferências, a primeira delas foi realizada nesta terça-feira(12), no Grande Hotel Muriahé. A segunda, está marcada para o dia 22 e a terceira, no dia 29 de maio.

        No evento, estiveram presentes o Secretário de saúde, Franklin Leandro Neto, a Secretária adjunta, Denise Soares Araújo, representantes do Conselho Municipal, agentes de saúde e usuários do SUS.

         Segundo o Secretário Franklin, é através da conferência que se estabelece o Plano Municipal, por isso, a participação da comunidade é muito importante neste momento, uma vez que, possibilita o poder público ouvir as necessidades da população.

         Durante o encontro muitas propostas foram apresentadas para a melhoria da atenção básica, principalmente a estratégia de saúde da Família, objetivando o atendimento humanizado, melhoria da cobertura do pré-natal para as gestantes do município, fortalecimento da rede assistencial e a necessidade do funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento - UPA.

Sobre a UPA, o Secretário Franklin disse, que está em contato com a Secretaria de Estado para colocar a unidade em funcionamento, o mais breve possível, mas, para que isto aconteça, é primordial a parceria dos governos do estado e federal, em função do alto custo da rede de urgência e emergência. "A UPA irá atender Muriaé e mais 10 municípios da região e, para tanto, a Secretaria de Saúde está aguardando a liberação dos recursos para a compra de equipamentos e o custeio da Unidade, que para funcionar, necessita de 800 mil a 1 milhão de reais mensalmente, por isso, a importância da união dos governos federal, estadual e municipal", reafirmou o secretário.

         Atualmente, para atender a demanda do setor, a prefeitura repassa ao Hospital São Paulo o valor de R$208.000,00 (duzentos e oito mil reais) mensais.


Gazeta de Muriaé
HPMAIS