Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 05/05/2015 às 08h54

Participe da Mobilização contra GRIPE neste sábado em Muriaé

Sábado dia 09 de maio vacinação das 8 às 17h

As vacinas chegaram ontem (04/05) de Ubá, houve reunião entre as enfermeiras coordenadoras para alinhar os trabalhos e os PSF's e Policlínicas estarão recebendo as unidades da vacina hoje a tarde para a partir do dia 06 de maio começar a vacinação em Muriaé.
Será promovido neste sábado em todas as unidades de saúde de Muriaé (PSF's e Policlínicas) das 8h até as 17h o DIA D DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE.
Coordenadora do PSF São Francisco, Enfermeira Adriane Guedes disse que: "Num primeiro momento estarão recebendo a vacinas: crianças de 6meses a 4anos 11meses e 29 dias de idade; os idosos a partir de 60 anos de idade; as gestantes; as mães puerperes de até 45 dias; trabalhadores em saúde; e também portadores de doenças crônicas como diabetes, hipertenção e bronquite".

A zona rural também será contemplada com a vacinação, o Centro de Vacinas Extratégicas selecionou equipes de saúde que estarão se deslocando para as localidades para efetuar vacinações contra a gripe. A expectativa é de superar os anos anteriores em número de vacinados atingindo as metas preconizadas pelo Ministério da Saúde.

Adriane ainda faz um alerta de que a vacina não evita a gripe, entretanto, se a pessoa contrair a doença, por estar vacinada os sintomas são menores e o indivíduo estará protegido de complicações como pneumonia.

A vacina disponibilizada na rede pública em 2015 protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela OMS para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). A vacina é segura e também é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe, é fundamental realizar a vacinação no período da campanha para garantir a proteção antes do início do inverno. O período de maior circulação da gripe vai do final de maio até agosto.



Gazeta de Muriaé
HPMAIS