Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 21/09/2007 às 09h02

Muriaé-Prev discute o equilíbrio atuarial

  A atual gestão do Fundo Previdenciário de Muriaé, Muriaé-Prev, reuniu-se, na última sexta-feira (14), com cerca de 80 Servidores Públicos Municipais vinculados, especialistas e com o Atuário, Diego Vasconcelos. Formado em matemática e pós-graduado como Atuário pela USP de São Paulo, Vasconcelos abordou o equilíbrio financeiro e atuarial do Muriaé-Prev. O evento aconteceu no Teatro Gregório de Matos Guerra.

  Após estudo, o atuário discorreu sobre as variáveis que implicam no equilíbrio do Fundo de Previdência Social, como exemplo de pagamento do parcelamento, custos de folha de pagamento dos inativos, auxílio-doença, licença-maternidade, rendimentos auferidos da aplicação financeira, admissão e demissão de servidores, averbação de tempo do INSS, entre outras.

  Em síntese, as alíquotas de recolhimentos para os servidores e para a empresa permanecerão as mesmas, sendo de 11% para o servidor e 15% para a prefeitura, DEMSUR, Câmara Municipal e FUNDARTE, uma vez que o Fundo encontra-se em boa saúde financeira com R$ 33 milhões aplicados na CEF. O cálculo atuarial deverá ser elaborado no mínimo uma vez ao ano em cumprimento a Lei Federal 9.717/98 e encaminhado ao Ministério da Previdência e Assistência Social.

  É importante salientar que uma vez otimizadas as receitas e racionalizadas as despesas de custeio, o regime de previdência social poderá manter as mesmas alíquotas para proporcionar o equilíbrio do fundo de previdência.

Autor: Muriaé-Prev

Fonte: Muriaé-Prev



Gazeta de Muriaé
HPMAIS