Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 20/05/2014 às 16h23

Solenidade marca os 159 anos de emancipação de Muriaé

Os 159 anos de emancipação política de Muriaé foram comemorados na noite desta sexta-feira (16), no Teatro Zaccaria Marques, com a solenidade de entrega da Medalha do Mérito Muriaeense José Alencar Gomes da Silva aos agraciados de 2014. Neste ano, 27 pessoas foram escolhidas pelo prefeito Aloysio Aquino para receber a honraria.

"Homenagens são ainda melhores quando recebidas em vida. Por isso, criamos em 2013 a Medalha José Alencar, que tem o nome do muriaeense que mais se destacou na vida pública, para reconhecer o trabalho de pessoas que, com sua dedicação, tenham contribuído para o desenvolvimento do município. É uma comenda que não faz distinção de profissão, raça, classe social, idade ou religião", destaca Aloysio.

Assim, em 2014, a lista incluiu os seguintes nomes: Alfredo Fernandes Magalhães – Zé Pretinho (mecânico); Amaury Cerqueira de Andrade (dentista); Antônio Félix José (técnico em eletromecânica); Antônio Wilson Laurindo César (médico); Aurelina de Oliveira Campos – Dona Nina (oficial de chancelaria do Itamaraty); Cláudio Nazário da Silva Machado (policial militar, comandante do 47º Batalhão); Evandro do Carmo Guimarães (produtor rural); Fernando Nassar Rocha (delegado de trânsito); Francisco Ofeni Silva (engenheiro agrônomo); João de Souza Moreira (advogado); João Paulo Goulart de Freitas (engenheiro civil); José Eduardo Ribeiro Costa (empresário); José Fernandes Veggi (empresário); José Luiz Vargas (músico); José Monteiro de Barros (comerciante); Lauro Cordeiro Barbosa (servidor público); Leda Schelb (enfermeira); Marco Antônio Vidão Zogbe Marum (arquiteto); Maria Alice Catta-Preta Reiff (professora); Messias Soares Vardiero (provedor do Hospital São Paulo); Rosa Francisco (servidora pública); Rosalva Carvalho Campos (maestrina); Sebastião da Silva Dias (comerciante); Silvan Alves da Silva (jornalista); Vitória Imaculada Alexandre (cozinheira); Volnei Rosa da Silva (presidente do Conselho de Segurança Pública). O secretário de Governo de Minas Gerais, Danilo de Castro, também foi indicado, mas, impossibilitado de comparecer à cerimônia, enviou mensagem de agradecimento ao prefeito pela escolha de seu nome.

Durante a solenidade, além da tradicional execução do Hino Nacional, foi também entoado o Hino de Muriaé. Na sequência, o professor Adellunar Marge fez explanação sobre a história de Muriaé e a escolha de José Alencar – o muriaeense que foi senador e vice-presidente da República – para ser patrono da honraria.

Já no final, o comandante do 47º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Nazário, falou em nome dos homenageados da noite. A solenidade foi encerrada com o pronunciamento do prefeito Aloysio Aquino, que frisou o reconhecimento ao trabalho de cada um dos agraciados. "São todos merecedores", afirmou.

Autor: Gazeta de Muriaé

Fonte: Prefeitura de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS