Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 30/10/2006 às 10h53

Sedentarismo em Alta

  Hoje em dia fala-se muito em tecnologia, sedentarismo, qualidade de vida, bem-estar, mas será que sabemos o que é isto?

  O sedentarismo vem crescendo de forma alarmante no mundo inteiro, deixando de ser uma preocupação meramente estética para se transformar num problema grave de saúde publica.

  O sedentarismo nada mais é do que a lei do menor esforço, ou seja, usar a escada rolante, usar o elevador, andar de carro e, principalmente, a falta de exercício físico.

  Com o sedentarismo vem a obesidade pelo fato de não ocorrer um gasto calórico positivo, pois ingere-se muita caloria e gasta-se quase nada e para combater este mal que vem assombrando a população se faz necessário uma reeducação de hábitos do dia-a-dia.

  Com todo esse processo sedentário pelo qual a humanidade vem passando pode-se dizer que a obesidade é a marca registrada da civilização.

  O tratamento da obesidade envolve alguns fatores essenciais como: reeducação alimentar, aumento da atividade física e cuidados médicos. 

  Contudo, fica claro que permanecer "parado" não traz qualquer tipo de benefício à saúde, muito pelo contrário, contribui para um processo degenerativo da saúde. 

  Por isso existem inúmeros meios e métodos para combater este mal que vem rondando a civilização e com o auxílio de profissionais especializados isso tudo ficou mais fácil e seguro de se combater.

  Já a algum tempo em uso, porém pouco conhecido, o Pedômetro vem auxiliar na luta contra o sedentarismo. Como? Pois este nome se refere a um aparelho que, na maioria das vezes, vem a ser utilizado por praticantes de esportes, sejam eles amadores ou profissionais, que precisam monitorar regularmente distâncias e passos percorridos durante o dia.

  Pequeno e portátil como um relógio, o pedômetro vai pendurado à roupa para contar os passos, útil para quem pratica caminhada. Ele possui um pêndulo interno com um sensor, que faz a contagem de acordo com o balanço. Como cada pessoa tem um jeito de andar diferente, é necessário fazer um ajuste antes de começar a usá-lo.

  Alguns modelos registram a distância percorrida aproximada e tem alarme de pânico. O gasto calórico também pode ser estimado a partir da idade da pessoa.

  O aparelho apresenta diversas funções, entre elas registrar o grau de sedentarismo do ser humano, que se inferior a 10 mil passos, é considerado sedentário; o aparelho ainda oferece grande ajuda convertendo medidas, marcando batimentos cardíacos e tempo de utilização.

Autor: Leonardo Castro

Fonte: Leonardo Castro



Gazeta de Muriaé
HPMAIS