Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 14/09/2007 às 16h54

Urezoma promove reunião em Muriaé

  No dia 1º de setembro Muriaé sediou mais uma reunião da União das Regionais da Zona da Mata (UREZOMA), na qual se trataram assuntos relativos à classe médica e aos trabalhos científicos por ela realizados.

  Durante o evento quatro preletores ofereceram aos presentes larga exposição de conhecimentos científicos, teóricos e práticos, com a apresentação de diversos casos atendidos nos hospitais muriaeenses.  "É com grande honra e satisfação que participo dessa reunião da Urezoma em Muriaé. É uma reunião que tende a elevar o nível da medicina de Muriaé, divulgando o trabalho médico que temos feito na nossa cidade; no meu caso, após a implantação da cirurgia cardíaca de alta complexidade no Prontocor", frisou o chefe da Cirurgia Cardiovascular do Hospital Prontocor e especialista em Cirurgia Cardiovascular pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, Dr. Flávio Reis Gouveia.

  Dr. Flávio, que também é cirurgião cardíaco do Ministério da Saúde, falou sobre a “Síndrome de Marfan” e a “Dissecção Aguda da Aorta” em um paciente operado pela equipe do Hospital Prontocor. "Antes da chegada do serviço de alta complexidade, este paciente teria que ser deslocado para outros centros, como Juiz de Fora ou Belo Horizonte. Hoje, com a implantação do serviço, conseguimos realizar esse tipo de cirurgia de alta complexidade, melhorando a assistência para a população de Muriaé e região", explicou. 

  “Radionecrose de Parede Torácica em Paciente Mastectomizado” e “Reconstrução Peniana” foram os temas abordados pelo cirurgião plástico pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Dr. Raphael Barreto Campos, Pós-graduado em Cirurgia Plástica pela Universidade Gama Filho e Sellow pelo Centro de Estudos Ivo Pitanguy, com Residência Médica em Cirurgia Plástica – MEC – Hospital Naval Marcílio Dias. O médico também relatou três casos já estudados.

  Já o especialista em Neurocirurgia Oncológica pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), com Residência Médica em Neurocirurgia pelo Hospital Pedro Ernesto - UERJ e pelo Hospital Heneri Mondor (Paris – França), Dr. Phillipe Carvalho Freitas Sigilião, abordou a “Radiocirurgia Estereotoráxica”, também com o relato de caso.

  Finalizando a UREZOMA, o Diretor-Presidente do UNICOR - Hospital São Paulo, especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, responsável pela Hemodinâmica do Hospital São José do Avaí (Itaperuna), Dr. Antônio Carlos Botelho da Silva, abordou o “Tratamento da Síndrome Coronariana Aguda”.

  Para o presidente da Unimed, Dr. Maurício Abreu Lima Campos, esta foi uma excelente oportunidade de troca de conhecimentos e aprimoramento profissional: "É um encontro dos médicos da Zona da Mata Mineira e que, há muitos anos, vem com o pioneirismo de aprimorar o conhecimento médico, trazendo casos clínicos que foram tratados nos nossos hospitais. Além da parte científica, temos também uma parte voltada para os assuntos de classe. Estão aqui, hoje presentes, membros importantes da Sociedade Médica de Minas Gerais e do Conselho Regional de Medicina", disse.

  Nesta edição, a UREZOMA contou com a participação de médicos de toda a região, além do presidente da Associação Medica de Minas Gerais, Dr. José Carlos Viana Collares Filho e do presidente da UREZOMA, Dr. Delano Carlos Carneiro. Após os trabalhos, os participantes se reuniram em um almoço de confraternização.

Autor: Cícero Gomes

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS