Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 02/09/2013 às 11h21

Entrevista: Lucas Dutra de Melo

Engenheiro Agrícola e Ambiental explica a importância do conhecimento na aplicação de técnicas e assistência agrícola

"Nossa função e missão é mostrar ao produtor que ele pode ter uma atividade lucrativa mesmo protegendo o meio ambiente"

Entrevista Lucas Dutra de Melo

 

Lucas Dutra de Melo, nascido em Muriaé se formou em Engenharia Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa em 2008 e concluiu mestrado em Engenharia Agrícola e de Biossistemas pela University of Kentucky nos EUA em 2011, tendo seu trabalho focado na mitigação de gases de efeito estufa. Possui trabalhos publicados no Brasil e nos EUA com foco principalmente em métodos mais sustentáveis em armazenamento de produtos agrícolas, secagem e ambiência de animais. Hoje é sócio proprietário da Facilite Instrutoria Ltda, uma empresa de assistência técnica rural e consultoria agrícola e ambiental que mantém convênio com os principais bancos para fins de crédito rural. Atua também como consultor técnico de regularização ambiental e perícia judicial ambiental.

 

Gazeta de Muriaé - Como surge a ideia e a necessidade de se procurar uma consultoria agrícola?

Lucas Dutra- Atualmente o mercado agrícola Brasileiro passa por uma transformação tecnológica, onde o produtor busca um aumento de produção sem necessariamente aumentar sua área e a mão de obra. Posso afirmar que, a nossa região faz parte dessa realidade, pois áreas a serem abertas já não existem e a mão de obra no meio rural está cada vez mais escassa. Assim sendo, o produtor busca uma consultoria agrícola para auxilia-lo a desenvolver-se usufruindo das novas tecnologias, dos novos métodos de produção, novas variedades de culturas e também de nova genética para o gado.

 

GM -  Como funciona este mercado, em que situações o produtor deve procurar a consultoria?

Lucas Dutra-  O produtor sempre deve estar amparado por um consultor, pois o mesmo estará sempre apto a orientá-lo com relação ao período de plantio da lavoura e adubação recomendada, ou mesmo acompanhar o desenvolvimento do rebanho. Ou seja, se o produtor busca uma maior produtividade de sua propriedade é essencial que o mesmo esteja acompanhado por um consultor. Lembrando que hoje os bancos exigem o acompanhamento do consultor para que o produtor tenha acesso às linhas de crédito do governo com taxas subsidiadas e linhas de crédito próprias em todos os investimentos que esses venham a fazer.

 

GM - Quais as vantagens de se contratar um profissional de consultoria para projetos agrícolas e pecuários?

Lucas Dutra - A vantagem de ter um consultor para os projetos é ter a tranquilidade que o projeto está sendo conduzido por um profissional qualificado, que acompanhará o projeto ao longo do processo dando todo suporte. Ressalto ainda que, o acompanhamento de um profissional qualificado reduz as chances de erro de um empreendimento, já que muitos produtores reclamam que fazem curvas de nível que não funcionam, ou que a irrigação não é suficiente, que perdem o cio de seu gado entre outros contratempos que podem ser reduzidos com a presença de um consultor.

GM -  Quais os benefícios do produtor rural em realizar sua regularização ambiental?

Lucas Dutra - A regularização ambiental hoje é uma realidade de nosso país e a zona rural não é diferente, ela veio para ficar goste o produtor ou não. O produtor deve ver que proteção do meio ambiente e regularização não são os vilões da história, porque já é sabida a necessidade de proteção de determinadas áreas, matas e nascentes para o bem de todos; e que é possível conciliar produção e lucro com proteção ambiental. É aí que entra o acompanhamento do consultor agrícola, que conduzirá o produtor através da burocracia e das tecnologias para se regularizar. Outra razão da regularização ambiental é que hoje para se conseguir crédito junto aos bancos, fazer negócios de terra, divisão, herança, retirar madeira ou até mesmo para se ter água na casa o produtor deve estar devidamente regularizado. O problema que eu vejo para que mais produtores busquem a regularização vem da falta de clareza nas regras que a regem, que ainda encontram-se indefinidas pelo governo e a assistência do consultor nesse caso se faz vital, já que podemos orientar os produtores a conduzir suas atividades da melhor e mais eficiente forma possível sem que infrinja qualquer regulamento que exista. 

GM - O que é o Sistema CAR?

O sistema CAR (Cadastramento Ambiental Rural) é a última solução em regularização ambiental que será implementada e servirá para deixar o processo e a burocracia da regularização mais simplificada. Hoje para se regularizar uma propriedade é necessário várias etapas passando por diversos órgãos do governo. Com esse sistema, que utilizará de imagens de satélite, quando o proprietário for fazer a regularização terá gerado em tempo real a imagem da propriedade, determinando as áreas de proteção permanente, de reserva legal e as nascentes e corpos d’água que cortam a propriedade. Em alguns estados esse já é o meio oficial de se medir propriedades para fins de registro em cartório e acredito ser essa a tendência do estado de Minas Gerais também.

GM -  Qual a finalidade da instalação de barraginhas nas propriedades rurais?

Lucas Dutra - As barraginhas são uma solução simples e eficaz para o produtor diminuir o escoamento da água em sua propriedade, aumentando a infiltração da água no solo podendo beneficiar-se das benfeitorias como o aumento do nível do lençol freático que por sua vez melhora as condições de umidade do solo no seu entorno. Em alguns casos, o aumento do nível do lençol chega ao ponto de se criar novas nascentes nas propriedades. Além disso ela diminui o assoreamento dos corpos d’água e regula a vazão das águas das chuvas sendo uma alternativa para o controle das enchentes que tanto assola nosso município. Ou seja, é uma solução que traz vantagens não só ao produtor rural mas também ao município.


 image

GM - Como funciona o processo de obtenção do crédito rural? Quem pode solicitar?

Lucas Dutra - Se tem uma coisa que o produtor rural hoje não pode reclamar é da abundância de opções para obtenção de crédito rural. Para se ter acesso à esses créditos, os produtores primeiro devem ter conta em um dos bancos que fazem crédito rural, hoje são: Sicoob Credisudeste, Banco do Brasil e Caixa. Depois deve ser feito um cadastro da propriedade rural enumerando todas as benfeitorias e atividades agropecuárias para cálculo do limite disponível. Com o limite em mãos passa-se para a fase do projeto que vai determinar os investimentos e a capacidade de pagamento do investimento. Lembrando que todos os produtores rurais podem solicitar esses financiamentos, sendo proprietários, arrendatários ou ainda agricultores familiares. Esses últimos devem buscar junto à EMATER a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) para terem acesso às menores taxas. Lembrando que todas essas etapas são acompanhadas por nós consultores que ajudamos o produtor com toda a burocracia. Os bancos hoje dispõem de uma ampla gama de linhas de crédito para o produtor rural como:Pronaf – para o produtor familiar com taxas de 2% a.a; Pronamp – para o médio produtor com taxas de 4,5% a.a. E o mais novo que é o ABC (Agricultura de Baixo Carbono) que é uma linha especial para investimentos em sustentabilidade da propriedade rural com taxas de 5% a.a e pode ser solicitada por qualquer produtor rural.

GM- Hoje em dia, a conscientização ambiental é amplamente discutida, e até ajuda na valorização do trabalho agrícola. O consultor também trabalha para valorizar e aumentar a consciência ambiental?

Lucas Dutra - Exatamente isso, nossa função e missão é mostrar ao produtor que ele pode ter uma atividade lucrativa mesmo protegendo o meio ambiente. As opções de atividades e tecnologias sustentáveis disponíveis aos proprietários hoje juntamente com os créditos e financiamentos disponíveis, trazem ao produtor uma oportunidade única de mudar sua visão e investir de forma consciente e sustentável e é o meu trabalho como Engenheiro Agrícola e Ambiental trazer essas oportunidades aos produtores e conduzi-los durante a implantação desses projetos.

Escritório – Mar Center Shopping – Rua Doutor Alves Pequeno, Nº 237 – Sala 110. Muriaé, Centro. Telefone: (32) 9985-0005, 9972-4257, 3721-9343. E-mail – Ldmelo@gmail.com.

Autor: Gazeta de Muriaé

Fonte: Gazeta de Muriáe



Gazeta de Muriaé
HPMAIS