Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 21/08/2007 às 15h16

Silveira Brum: 95 anos trabalhando pela cidadania

Aplicar conceitos de cidadania e solidariedade, e primar pelos princípios éticos e morais, são algumas das metas que regem a pauta da Escola Estadual Silveira Brum – a 1ª Escola Pública de Muriaé.
  Em seus 95 anos de história, completados recentemente, no dia 07 de agosto, a instituição sempre primou pela responsabilidade e pelo comprometimento para com seus alunos, familiares e a sociedade.
  Fundado em 1912, à Rua Arthur Bernardes, o “Silveira Brum”, como é carinhosamente chamado pela comunidade muriaeense, teve como primeiro diretor o professor Gonçalves Couto e foi berço de aprendizado de muitos nomes de nossa terra, entre eles, o deputado federal Lael Varella e o médico e jornalista Waltecy Antônio Garcia.
  Atualmente, sob direção de Giovana Cascelli Shelb Pereira, a Escola Estadual Silveira Brum atende a 985 alunos matriculados no ensino regular. Ao todo, são 30 turmas, 28 voltadas para o ensino regular e duas para o recurso.
  No entanto, mais que educar para a formação profissional, o corpo docente da Escola busca desenvolver novas competências e habilidades em seus alunos, preparando-os e conscientizando-os para a realidade mundana, onde a crise de valores humanos e a violência se fazem crescentes.
  Para a diretora Giovana Cascelli, a escola, hoje em dia, tem uma missão de formar o cidadão como um todo: “Ele deve ser um cidadão critico, capaz de intervir na comunidade e transformar o mundo para que tenhamos uma sociedade mais sadia, amena e com menos violência. Para conseguir isso, procuramos profissionais responsáveis o que, graças a Deus, nós temos em todos os setores da escola. Em segundo lugar, procuramos interagir com as famílias, fazer com que elas sintam que a escola é delas, é para o bem delas, e que, portanto, devemos trabalhar em conjunto – escola e família – na formação de nossos alunos. Precisamos estar em sintonia e falar a mesma língua”.
  É com essa visão de futuro e de engrandecimento social, que a Escola Estadual Silveira Brum vem preenchendo as páginas de sua história e marcando os muriaeenses com ensinamentos para toda a vida. Quem por lá já passou, não se esquece do aprendizado em sala de aula, das amizades, do companheirismo dos professores e da lição de bem-viver. “95 anos é uma história feita a muitas mãos. Essa é uma escola que traz muito orgulho de sermos parte dela, pois foi a primeira escola pública de Muriaé e vem mantendo sua tradição e qualidade do ensino através dos tempos. Todas as pessoas que passaram pela escola ou que aqui ainda estão, sempre vestiram e vestem a camisa do Silveira Brum, gostam da escola e querem que ela continue sendo a melhor, a escola dos nossos sonhos. Para isso, a gente doa tudo, coloca Deus na frente e as coisas vão acontecendo...”, conta Giovana.

Autor: Gazeta de Muriaé

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS