Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 17/08/2007 às 07h43

Laranjal inaugura Unidade de Saúde na XXII Expo

  Entre os dias 09 e 12 de agosto, Laranjal realizou sua XXII Exposição Agropecuária e Industrial, reunindo um grande público local e de toda a região. A abertura do evento, na noite de quinta-feira (09), no Centro Educacional Municipal Norberto Berno, contou, ainda, com a participação de Dr. Odilon Andrade, Chefe de Gabinete do Secretário de Estado de Saúde, Dr. Marcos Pestana.

  Em seu discurso, o prefeito de Laranjal, Valmir Garcia, ressaltou que a população também necessita de atividades de confraternização para se livrar do estresse do dia a dia: “É uma satisfação muito grande realizar essa festa para a comunidade e para os visitantes. A gente sabe que precisa realizar muitas obras, mas que também precisa proporcionar esses momentos de alegria e de festa para a população. Acho que é uma ocasião muito especial porque estamos recebendo aqui, prefeitos, deputados, o pessoal da Secretaria de Belo Horizonte e isso traz uma importância muito grande para a nossa administração”, enfatizou ele.

  Mas, mesmo em período de festas, a Prefeitura não abriu mão de honrar os compromissos assumidos com seu povo. A educação, saúde e segurança, bandeiras levantadas durante a campanha, continuam em pauta no cotidiano da administração. Assim, além dos quatro dias de Exposição Agropecuária, os moradores de Laranjal tiveram um motivo a mais para comemorar: a inauguração da Unidade Básica de Saúde Manuel José da Costa.

  falou sobre a relevância de um Posto para a comunidade e para o Governo: “Esta inauguração da Unidade Básica de Saúde, para nós da Secretaria de Estado, é muito significativa porque estamos com essa unidade em Laranjal e outras semelhantes em 675 municípios de Minas e, até o fim do ano, em mais 280 municípios. Queremos modificar o paradigma da idéia de que a saúde é feita no hospital, pois, no hospital a gente trata da doença; a saúde, nós tratamos nos Postos, juntamente com as equipes dos PSFs em trabalhos preventivos. Nós ajudamos a Prefeitura a construir um Posto, enviamos todo mês algo em torno de R$ 3 mil só para as equipes de saúde, compramos a ambulância há cerca de dois anos e, neste ano, ainda vamos entregar outro veículo para ajudar no transporte de passageiros, principalmente para fazer exames nos grandes centros; ou seja, estamos tentando enxergar a saúde de forma ampla e preventiva, de forma que, o que chegar ao hospital, seja apenas o inevitável”, disse Dr. Odilon.

  Para o prefeito a ocasião também não poderia ser melhor: “É uma grande festa porque foram entregues obras à nossa população. Aproveitamos a oportunidade, já que estávamos recebendo vários visitantes, para inaugurar a Unidade Básica de Saúde Manuel José da Costa, algo muito importante para o povo de Laranjal, feita na administração no intuito de melhor atender à nossa população”, destacou Valmir.

  Amigo e vizinho de Manuel José da Costa (Juiz de Paz e Delegado, já falecido do município, que agora dá nome ao Posto ), o vice-prefeito João Silva explicou a razão da homenagem: “Eu tinha um comércio ao lado da casa dele; era uma pessoa muito prestativa, muito humilde e alegre e que foi de grande importância para Laranjal. Na minha opinião foi uma homenagem muito justa. Estou emocionado, também, porque é muito importante para nós receber tantas autoridades e poder entregar ao povo uma Unidade Básica de Saúde, além de fazer a abertura da nossa XXII Exposição Agropecuária e Industrial. É como o prefeito já disse: nós temos que fazer obras e também promover a diversão mas, hoje, estamos fazendo as duas coisas, melhorando ainda mais a condição da saúde de Laranjal”.

  A obra da Unidade Básica de Saúde era uma necessidade e um sonho dos moradores do município e da região, que demonstraram sua gratidão e respeito à Administração 2005-2008 comparecendo em massa à inauguração, o que chamou a atenção do Deputado Estadual Fábio Avelar. “Isso significa que a população deposita uma confiança grande no Prefeito Valmir. Acho que ele tem sido um exemplo para as nossas administrações municipais. Estou muito feliz em participar dessa festa, vendo a população prestigiar seu prefeito e também a presença de tantas autoridades, o que quer dizer que o prefeito tem o respeito dos demais pela sua belíssima administração”.

  Em relação à Unidade Básica de Saúde e às demais conquistas do município, o Deputado frisou: “É um exemplo de obra, como disse o nosso amigo e Chefe de Gabinete, Dr. Odilon. É bem estruturado e bem feito, e que visa atender ao povo de Laranjal com o melhor. O prefeito, ao lado do vice, com apoio da Câmara de Vereadores e de sua equipe, vem fazendo trabalhos maravilhosos. A todo instante nós o vemos entregando à população de Laranjal várias obras na área da saúde, educação, etc. No final do ano tivemos a inauguração da obra maravilhosa de reforma da Prefeitura. E eu venho falando que a Administração Municipal hoje em dia, está cada vez mais difícil, porque até mesmo para alavancar parceria em nível de Estado e União, é necessário que a prefeitura esteja rigorosamente em dia com as suas obrigações e isso vem ocorrendo sistematicamente em Laranjal, o que possibilita e facilita o nosso trabalho; o meu, por exemplo, que tenho o privilégio e a honra de trabalhar ao lado do Deputado Federal Lael Varela, aqui em Laranjal, para alavancar recursos necessários para a Administração do Valmir”, completou Fábio Avelar.

  Ainda na área de atuação da saúde, o diretor da Cisleste, René Magalhães, também se pronunciou: É uma obra muito bonita e temos certeza que, mesmo com o pouco recurso que teve, o prefeito conseguiu fazer um prédio belíssimo que vai dar o conforto e a saúde que merece o povo de Laranjal. Como sempre, a exemplo de outras festas, o Valmir é sempre dinâmico, um prefeito que enobrece a nossa região com uma administração perfeita”.

  Autoridades de Rosário da Limeira, como o prefeito Cristóvão da Luz, e o Presidente da Câmara, José Clóvis, também participaram da inauguração da Unidade de Saúde e da abertura da Exposição. “Esta é uma grande festa, um evento marcante e estou feliz em poder ver uma administração honesta e competente como esta, que vem sendo realizada com muito carinho, como a obra que vimos inaugurada hoje. Orgulha-me muito saber que temos políticos competentes e capazes, no nosso Brasil, de mostrar para o povo que ainda existe homem honesto na política”, disse Cristóvão. “É uma festa muito bonita, na qual vemos a união do povo de Laranjal e isso é muito importante para o município”, completou José Clóvis.

  Representando o município de Patrocínio do Muriaé, o Prefeito Arlindo Alves Filgueira Neto parabenziou o prefeito de Laranjal por seu empreendedorismo: “Eu sei que ele é uma pessoa digna, que elevou o nome de Laranjal em obras e em conservação. No ano passado, depois de passar por uma enchente, ele não cruzou os braços e não abaixou a cabeça e, hoje, Laranjal está de parabéns pelo prefeito que tem. Quero até dizer que Laranjal precisa do Valmir não só agora como para mais quatro anos vindouros”.

  Em política, como todos deveriam saber, a oposição se faz de forma honrada, sem colocar em risco os interesses daqueles por quem se governa. Assim, diante da atual administração, o reconhecimento também vem por parte da oposição, como bem se manifestou o Presidente da Câmara de Vereadores de Laranjal, Júlio César Alvarenga. “Muito me orgulha estar como Presidente da Câmara nessa gestão do Valmir, que é uma pessoa séria, trabalhadora, de visão empresarial e fazendo muito pelo município. Esperamos que faça mais ainda, independente de partido político, sendo ou não oposição. Continuo sendo oposição, mas somente dentro daquilo que não convém com minha filosofia de vida, caráter, e o que for contra o interesse da população. No mais, tenho é que bater palmas para o prefeito pela administração dele”, concluiu Alvarenga.

Autor: Andréa Oliveira

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS