Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 28/06/2013 às 11h36

Unidade da Cresol é inaugurada na Barra

image

Unidade da Cresol é inaugurada na Barra

 

Para fortalecer e marcar a importância do cooperativismo na agricultura Familiar, na última sexta-feira (21/06), por volta das 18h, a Cresol -– Sistema de Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária, inaugurou sua nova sede em Muriaé, localizada no bairro da Barra. O evento contou com a presença do presidente da Cresol, João Paulo Dias da Fonseca, do Presidente da Cresol Base Minas, Getúlio Gomes Vieira, toda a diretoria da Cresol regional, do Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Muriaé, Rosário da Limeira e Barão do Monte Alto, Dalberto Luiz Gomes, da Coordenadora do Ceifar e Assessora do Deputado Estadual Rogério Corrêa, Adriana Ribeiro e dos vereadores Manoel Carvalho e Jair Abreu.

A Cresol, instituição com mais de dez anos de mercado, é um sistema de Cooperativas de Crédito Rural com interação solidária que já está presente nos estados do Paraná e Santa Catarina e agora se encontra em expansão para Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Espírito Santo. O formato Institucional do Sistema Cresol compreende cooperativas singulares, bases regionais de serviços e a cooperativa central. O quadro social é composto por agricultores familiares, que são responsáveis pela administração das cooperativas, uma administração horizontal que permite o fortalecimento do controle social, para que mesmo com seu crescimento, garantir que a gestão das cooperativas fique na mão dos agricultores.

Para o presidente da Cresol, João Paulo Dias da Fonseca, a instituição surgiu da necessidade e da dificuldade que agricultor familiar tinha de ter acesso às linhas de crédito, pois muitas vezes ele é excluído do sistema bancário atual. Segundo ele, a Cresol vem crescendo a cada dia e em 2012, a Cresol chegou forte e consolidada, com referencia no BNDS e no Banco Central. Atualmente a instituição oferece todos os serviços que as outras instituições bancárias oferecem, como cartões, cheques, contas correntes e poupança, aplicações e etc.

João Paulo ressaltou também o Lançamento do PRONAF- SAFRA 2013/2014, programa do Governo Federal que financia, a juros baixíssimos, projetos que resultem em renda para agricultores familiares e que se tornou uma importante fonte de renda para estas pessoas e a Cresol trabalha para que o agricultor tenha acesso a este tipo de crédito.

Segundo ele, a instituição representa a concretização do sonho: "Hoje, com a Cresol, percebemos que aquele projeto de cooperativismo que um dia sonhamos e começamos a construir, de fato se tornou realidade. Muitos ainda são os nossos desafios, pois além de zelar e preservar esta marca forte e respeitada, precisamos consolidar esse novo projeto de cooperativismo solidário em nossa região e, consequentemente, em nosso estado, fazendo com que o crédito seja mais um instrumento de fortalecimento da agricultura familiar.

As novas instalações da agência inaugurada em Muriaé refletem na enorme satisfação demonstrada pelo presidente, mas, para ele, significa também um grande passo para todos os cooperados, pois o agricultor familiar tem acreditado no trabalho desenvolvido pela instituição. Ele lembrou também que a agência funciona como um banco normal, recebendo o pagamento de contas e boletos bancários, sem necessidade de possuir conta na instituição.

 

Getúlio Gomes Vieira, presidente da Cresol Base Minas, reforçou o trabalho em parceria com as cooperativas dos trabalhadores rurais: "O objetivo da cooperativa não tem como meta só emprestar dinheiro, mas também promover o desenvolvimento local, com sustentabilidade e interação solidária. A Agricultura Familiar é responsável por 70% do que chega à mesa dos brasileiros, nos precisamos impulsionar o desenvolvimento local e regional a partir da Agricultura Familiar. Em 2012 filiamos a Cresol e a partir daí já estamos sendo beneficiados com os produtos e serviços e, com o BNDES como parceiro, podemos fazer mais, fortalecendo os arranjos produtivos, indo além do café e do leite", completou. 

Em Minas, a Cresol já possui agências em Muriaé, Miradouro, Fervedouro, Manhuaçu, Belisario, Pinhotiba, Eugenópolis, Rosário da Limeira, Tombos, Catuné, Espera Feliz, Simonésia, Santana do Manhuaçu, Alto do Jequitibá, Divino, Carangola e Araponga.

Em Muriaé a agência está localizada na Rua Dr. Marcos Tarcísio, 89, atrás da igreja da Barra, e promove o atendimento a partir das 10 horas da manhã e se encerra às 15 horas da tarde.

 


Autor: Gazeta de Muriaé

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS