Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 24/06/2013 às 09h30

Muriaé participa do VIII ForEA 2013

O Fórum Regional de Educação Ambiental, ForEA, Conectividade Sócio -Ambiental Brigadeiro – Caparaó, realizado no Município de Manhuaçu na sede da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), entre os dias 19 e 21 de julho, tem neste ano de 2013 como eixo temático: Diálogos entre cidade e campo para uma gestão municipal participativa e sustentável e como objetivo geral, promover o envolvimento de atores sociais através da educação ambiental para busca de resultados, a partir do planejamento e efetivação de ações sobre temas relacionados aos problemas ambientais locais, discutidos e planejados durante o fórum, bem como suas potencialidades. Na programação foram abordados os temas "Uso e Ocupação do Solo Urbano e Rural. Dinâmica de Planejamento Coletivo", "Perspectivas face a Política nacional de Resíduos Sólidos" e Segurança Alimentar e Diversificação da Produção : Agricultura Familiar e Merenda Escolar. 

O ForEA envolve diversos agentes municipais na discussão de questões ambientais, cujo tema central é "Brigadeiro/Caparaó : Eixo Regional de Conectividade Socioambiental". O tema do fórum está relacionado à localização dos municípios envolvidos que se encontram na área de abrangência de duas das mais importantes Unidades de Conservação do estado: o Parque Estadual da Serra do Brigadeiro e o Parque Nacional do Caparaó.     

Muriaé, sede do VII ForEA 2012, é um dos trinta e um municípios mineiros contemplados no Fórum de 2013 tendo a participação da autarquia municipal DEMSUR, através do Dir. da Divisão de Limpeza Urbana - José Ângelo de Freitas, da Secretária de Educação - Cristina Aquino e de Meio Ambiente - Juliana Guarino.

Além dos ciclos de palestras referentes ao eixo Temático, este fórum ofereceu oficinas e minicursos paralelos que tratam de assuntos relacionados às questões ambientais da região, sendo os temas escolhidos pelos atores sócias locais.

A mesa de Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Minas Gerais – Mesorregião Zona da Mata (CIEA MG – ZM) foi composta pelo Prefeito Munic. de Manhuaçu - Mailton Cotrin Heringer, Nathan Belcavelho de Oliveira - Ministério das Cidades, Gil Teixeira da Silva Filho - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Magalhães – Prof. Universidade de Viçosa e Consultor do S.A.A.E  Viçosa, Betty Giovannoni Oliveira – Pres. da Comissão Interinstitucional da Zona da Mata, Alberto Félix Iasbik – Superintendente da Superintendência de Regularização Ambiental da Zona da Mata e Flávia Hercolano - CIEA e Pres. CODEMA Manhumirim.

image

 

Autor: Gazeta de Muriaé

Fonte: Assessoria de Imprensa - Demsur



Gazeta de Muriaé
HPMAIS