Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 07/03/2013 às 09h17

Projeto sobre prevenção ao câncer do deputado Dr. Wilson Batista é aprovado em 2° turno

Matéria, que institui programa Caminhos da Prevenção, foi apreciada na Reunião Extraordinária, de terça (05/03)

O Plenário da Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, em 2° turno, na Reunião Extraordinária da noite desta terça-feira (5/3/13), o Projeto de Lei (PL) 2.197/11. A matéria, de autoria do deputado Doutor Wilson Batista (PSD), institui o projeto de prevenção ao câncer Caminhos da Prevenção no âmbito do Programa de Prevenção Primária do Câncer (Prevpri), da Secretaria de Estado de Saúde.

O projeto aponta que a rede de prevenção ao câncer do Sistema Único de Saúde (SUS) será complementada por unidades móveis, instaladas em veículos adaptados para esse fim, visando a garantir o acesso aos programas de prevenção ao câncer em todas as regiões de Minas Gerais.

Ainda de acordo com a proposição, as unidades móveis de prevenção ao câncer contarão com equipe multidisciplinar que atuará de forma coordenada em todo o Estado. O projeto segue agora para a sanção do governador Antônio Anastasia.

FCV 

Em breve uma unidade móvel percorrerá os municípios da Zona da Mata mineira. Adquirida com recursos de emenda parlamentar do deputado Dr. Wilson Batista em parceria com a Fundação Crisitano Varella, a unidade contará com um mamógrafo digital e consultórios para prevenção do câncer de pele, de próstata e de colo uterino. Os exames estarão disponíveis gratuitamente durante a visita da unidade aos municípios, sem a necessidade de enfrentar enormes filas para consultas e exames.

PLENÁRIO

 Logo após a aprovação da matéria em segundo turno pela Assembleia Legislativa, o deputado Dr. Wilson Batista, ressaltou a importância da norma. "A aprovação deste projeto de lei é de fundamental importância para as mulheres brasileiras, principalmente para as mineiras, em especial na semana em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher. Ele visa garantir a milhares de mulheres o direito à prevenção ao câncer. Estudos já demonstraram que 50% das brasileiras não têm acesso ao principal aliado do diagnóstico, que é a mamografia. Essas mulheres estão perdendo a chance, a oportunidade de combater uma doença na fase inicial, com menores sequelas e com maiores possibilidades de cura", enfatizou o deputado.

Autor: Gazeta de Muriaé

Fonte: Assessoria Wilson Batista



Gazeta de Muriaé
HPMAIS