Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 19/07/2007 às 16h43

Hemominas faz campanha em Muriaé

  Entre os dias 13 e 14 de julho, a Fundação Hemominas realizou, em Muriaé, sua segunda campanha de coleta de sangue na cidade. Toda uma estrutura foi preparada para receber cerca de 300 doadores durante os dias de atividade. Inicialmente, o material recolhido será encaminhado a Juiz de fora, onde, após ser submetido a exames, ficará à disposição dos hospitais de toda a região.

  “Estas bolsas que são colhidas aqui virão para o município para atender às nossas necessidades”, disse a enfermeira do Hemocentro de Muriaé, Analice Almeida, que também esclareceu que as coletas em nosso município são frutos de uma parceria do Hemoninas com a Secretaria de Saúde e com o Hospital São Paulo. “Muriaé hoje é um pólo da saúde e estamos presenciando, aqui, com relativa freqüência, a realização de várias cirurgias de alta complexidade. Esta parceria do Hemominas com o Banco de Sangue de Muriaé vem contribuir para atender a tal demanda. O prefeito José Braz ofereceu o espaço para que o trabalho fosse realizado e a Secretaria de Saúde está participando com todo o suporte para que, nesses dois dias de campanha, a população possa doar sangue”, explicou o secretário Municipal de Saúde, Dr. Marcos Guarino.

  As campanhas de coletas em Muriaé vêm sendo feitas a partir de um convite do município e de uma política nova da Fundação, que pretende chegar à população, esteja esta onde estiver. Para tanto, toda uma estruturação está sendo providenciada para atender às várias cidades do Estado. Essa iniciativa permite que o Hemominas de Juiz de Fora mantenha seu estoque de sangue, com o qual atende a 31 cidades, com 56 hospitais - o que demanda um número de 3500 doadores por mês. 

  No dia 20 de agosto será realizada uma nova campanha e, no dia 25, o Hemominas retorna a Muriaé para fazer a coleta do material. Para aqueles que pretendem doar sangue, a farmacêutica Gilcélia de Fátima informa os pré-requisitos: “Qualquer pessoa pode doar, desde que tenha boa saúde, mais de 18 anos e menos de 65, pese acima de 50 kg, não tenha tido hepatite após os 10 anos de idade, não seja usuário de drogas e não pertença a grupo de risco. Também é importante que o doador tenha dormido bem à noite, não tenha ingerido bebida alcoólica e não esteja fazendo uso de medicamentos”, esclarece a farmacêutica.

Autor: Cícero Gomes

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS