Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 24/01/2013 às 15h11

Sec. de Des. Social promove palestra com moçambicano

A Prefeitura de Muriaé através da Secretaria de Desenvolvimento Social realizou na quarta-feira (23/01), a palestra: "Educação Africana: Uma identidade na diversidade cultural", ministrada pelo moçambicano, José Gil Vicente. O evento aconteceu no teatro Zaccaria Marques, às 18 horas. O objetivo da palestra foi fomentar a sustentabilidade das atividades sociais e de políticas públicas no município, com trabalhos voltados para a troca de experiências de projetos desenvolvidos em Muriaé e no país de Moçambique.

"Esta palestra é muito importante porque é uma troca de informações sociais entre a cultura africana e a nossa aqui no Brasil, em especial, em Muriaé. As raízes do povo brasileiro vêm da África, então, acho que esse intercâmbio, essa troca de experiências é muito positiva, principalmente no tema relacionado à área social. Todo contato que temos com outros países, culturas são sempre válidos para o nosso município", enfatizou o prefeito Aloysio Aquino durante o seu pronunciamento.

Já a secretária de Desenvolvimento Social, Cláudia Schueler de Aquino Sigiliano, destacou que está à frente de uma secretaria cujas ações estão direcionadas para o que considera a base do sucesso de uma gestão pública: o investimento nas pessoas. "Creio que é necessário valorizar o que temos de mais singular, com ações direcionadas à criança, ao adolescente, ao jovem, ao idoso e aos portadores de deficiências físicas através da implementação de programas, projetos e serviços. Digo sempre que política é a arte da solidariedade. Todos nós temos que ser solidários e nos reunirmos, assim como estamos hoje, para desenvolvermos ideias e nortearmos ações em prol de muitas pessoas que necessitam da nossa contribuição".

O moçambicano, José Gil Vicente, abordou em sua palestra a questão da educação africana. Disse que em seu país a educação parte de casa e o conhecimento é transmitido pela família, através da educação. Também pediu para que o município aposte mais na mulher: "Educar uma mulher é educar uma nação", complementou José Gil. Ao encerrar sua fala, afirmou que levará para Moçambique a estratégia de trabalho do poder público municipal de Muriaé, e enfatizará em seus trabalhos as experiências que adquiriu aqui, principalmente nos projetos sociais da cidade.

Após encerrar a palestra, o Grupo Raízes, coordenado pela professora Shirley Melo, realizou uma apresentação cultural.

O palestrante

José Gil Vicente, graduou-se no ano de 2007 em Psicologia e Pedagogia na Universidade Pedagógica de Moçambique. Nos anos de 2011 a 2012 fez mestrado em "Peace Bulding Management": Relações Internacionais, Diplomacia, Mediação e Gestão de Crise na Pontificia Facoltà Teologica "San Bonaventura", localizada em Roma, na Itália. Desde 2010 é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências de Educação pela Universidade de Roma "Tor Vergata" Itália.


Autor: Gazeta de Muriaé

Fonte: Assessoria Secretaria de Desenvolvimento Social



Gazeta de Muriaé
HPMAIS