Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 12/07/2007 às 17h57

Escola São Paulo promove II Mostra Científica

  "A aquisição do conhecimento sem a aplicação prática é efêmero". Com esta frase, o professor de Física da Escola São Paulo e responsável pelo evento, Anésio de Faria Monteiro, sintetizou os motivos para a realização da II Mostra Científica da Escola São Paulo que aconteceu na manhã do último sábado.

  A aquisição do conhecimento, de fato, deve ser construída com doses de teoria e prática, para que o aluno possa perceber no que se aprende a utilização no dia a dia. Exemplo disto foi o espaço destinado em Biologia, à Nutrição, onde os alunos podiam degustar bolos e sucos, mas não sem conhecer, através de explicação dos próprios colegas, a importância destes alimentos e quando deveriam recorrer a eles já que cada um promova uma nutrição diferente.

  Um dos objetivos foi integrar arte, ciência e técnica nesta feira". Afirmou o professor Anésio. Não apenas integrar o conhecimento com a prática, mas tornar o conhecimento uma coisa abrangente atingindo todas as disciplinas: "como, por exemplo, a parte artística foi muito utilizada, junto com a técnica e ciência.

  Praticamente todos os alunos participaram da mostra, com pouquíssimas ausências. Trabalhos abordando temas como Física, Química, Biologia, Matemática, Ecologia e Tecnologia, cuidadosamente elaborados, aguçaram nos alunos o precioso instrumento do conhecimento: a curiosidade.

  Anésio comentou também que outro objetivo da Mostra é proporcionar aos alunos das diversas áreas o conhecimento científico: "Notamos que os alunos saem do Ensino Médio sem uma perspectiva, sem um rumo para a carreira que pretende seguir; uma mostra como esta tem que ter como objetivo, também, que o aluno tenha a oportunidade de conhecer as diversas áreas de conhecimento, seja química, biologia ou física e daí ele começar a ter um norteador mais consistente para uma carreira que venha ter no futuro".

  "A Mostra foi bastante produtiva, na verdade, além das expectativas, porque o domínio técnico foi praticamente na totalidade adquirido pelos alunos que pesquisaram na internet e em livros. Claro que os professores participaram com o respaldo técnico, mas, em grande parte foi realmente fruto de tentativa e erro, de pesquisa técnica e aplicação por parte dos alunos; então, neste aspecto, a Mostra foi altamente produtiva", concluiu o professor.

Autor: Cícero Gomes

Fonte: ESP



Gazeta de Muriaé
HPMAIS