Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 12/07/2007 às 17h42

Educação Ambiental nas escolas

  Conscientizar os jovens sobre a importância da preservação do meio ambiente para a manutenção da vida na Terra, é um dos principais objetivos do programa “Educação Ambiental nas Escolas”, desenvolvido pela Prefeitura de Muriaé, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

  Integrado ao programa “Muriaé + Verde”, o “Educação Ambiental” olha mais longe e pretende chegar a todos os muriaeenses através dos alunos das escolas públicas e privadas. Desta forma, a Secretaria pretende discutir a forma de se chegar a um equilíbrio entre as exigências de nossa sociedade e a preservação dos recursos naturais, ou seja, aprender a praticar o desenvolvimento sustentável.

  A primeira palestra do programa foi apresentada para cerca de 140 alunos de 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental da Escola Municipal Gilberto Tanus Braz. Estiveram presentes o secretário de agricultura e meio ambiente, Francisco Ofeni, a secretária de educação, Maria Amélia Xaia e sua assessora Maria Beatriz Dornelas, professores, diretoras e voluntários da escola, além membros do Grupo AMA.

  A palestra, ministrada pelo biólogo Raimundo Nonato Quinto Gomes, teve grande participação dos estudantes, alcançando seu objetivo inicial de sensibilizar o público com relação à problemática que envolve as questões ambientais. Ao fim, alunos e professores preencheram um questionário de avaliação para que a Secretaria de Agricultura possa analisar as críticas docentes e o grau de entendimento da palestra. Como encerramento, foi plantando um pé de ipê – símbolo de nossas florestas.

  As palestras do programa “Educação Ambiental” incluem todos as personagens do ecossistema, principalmente o homem – maior responsável pela modificação da paisagem e pelos impactos ambientais. A conscientização para a temática surge de uma reflexão sobre as nossas atitudes diante do meio, as conseqüências desastrosas que já se fazem visíveis e o que ainda pode ser agravado pelo impacto ambiental.

  Criado a princípio para atender apenas as escolas municipais, o programa teve tamanha repercussão que, até o momento, já chegou a 24 escolas da rede municipal, duas particulares – Colégios Anglo e Santa Marcelina -, além das estaduais Desembargador Canêdo, Capitão Roberto José Ferreira, Professor Mário Macedo e Antônio Viçoso Magalhães.

  “Nosso objetivo é transformar a criança e o adolescente em um multiplicador de idéias e defensor do meio ambiente. Para o futuro, esperamos uma população consciente de seus direitos e deveres com relação aos espaços públicos, que saiba cuidar melhor do meio, harmonizando as coisas e os seres vivos, fazendo com que todos ocupem o espaço destinado a cada um conforme sua exigência. Queremos que as beleza de nossas praças, jardins e bosques sejam entendidas como patrimônio da comunidade, bens dos quais todos têm direito de usufruir – tanto a população presente quanto a futura”, concluiu o biólogo Raimundo Nonato.

Autor: Andréa Oliveira

Fonte: Sec. de Agricultura



Gazeta de Muriaé
HPMAIS