Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 06/07/2007 às 16h06

Farmácia Popular do Brasil chega a Muriaé

  Na manhã de quinta-feira (05), a população de Muriaé comemorou mais uma conquista: a instalação da Farmácia Popular do Brasil, um programa do Governo Federal, executada através da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), órgão do Ministério da Saúde.

  Um dos objetivos do programa é beneficiar principalmente às pessoas que têm dificuldade para realizar tratamentos de saúde por causa do preço do medicamento. A Fiocruz adquire os remédios de laboratórios farmacêuticos públicos - ou do setor privado, quando necessário -, e disponibiliza nas Farmácias Populares a baixo custo. Para ter acesso aos medicamentos é necessário que o consumidor apresente receituário emitido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

  A Farmácia Popular do Brasil chega ao município graças aos esforços empreendidos pela Prefeitura de Muriaé, através de sua Secretaria Municipal de Saúde. “Logo no início do governo, já estávamos trabalhando para trazer a Farmácia Popular, um programa que eu acho muito interessante, pois atende à população mais carente. Foram basicamente 20 meses de luta para conseguirmos trazer a Farmácia, mas chegou o dia de inaugurar. Essa é uma grande iniciativa do Governo Federal e uma grande conquista para o nosso povo”, disse o prefeito José Braz.

  O atraso da implantação, segundo o secretário Municipal de Saúde, Dr. Marcos Guarino, deveu-se às questões burocráticas: “A Farmácia já tinha sido credenciada, mas, devido à problemas burocráticos de implantação, demorou a ser inaugurada. Este é um grande sonho que estamos conseguindo realizar. Foi um ano de luta para arrumar a documentação, já estávamos com o ponto pronto, tudo arrumado... Mas hoje, felizmente, graças ao prefeito José Braz e à nossa equipe da Secretaria de Saúde, estamos vendo a concretização de mais essa iniciativa da Administração 2005-2008”.

  A inauguração movimentou a avenida Cel. Adolfo Gusman - local da sede da Farmácia -, com presença dos secretários municipais, vereadores, equipe da Secretaria de Saúde, além do deputado Estadual Bráulio Braz e da farmacêutica representante do Ministério da Saúde/Fiocruz, Ellen Cavalcante.

  Para o presidente da Câmara de Vereadores, Reverendo Wilson Reis, esta iniciativa demonstra como as autoridades podem contribuir para beneficiar a população: “Queremos parabenizar o Executivo e o Dr. Marcos Guarino, com sua equipe, pelo grande esforço de trazer essa obra para Muriaé. Acreditamos que ela ira trazer um grande benefício para as classes menos favorecidas. Essa iniciativa não resolve todos os problemas do povo, mas mostra que, cada vez que conseguimos alcançar alguma coisa para beneficiar a população, estamos ajudando a melhorar a situação de muitas pessoas. A Farmácia vai contribuir muito para aqueles que não têm acesso a locais que demandam um ônus maior. Fomos beneficiados através de um esforço da Secretaria de Saúde porque, sem tão grande esforço, jamais conseguiríamos o que conseguimos para nosso município”, ressaltou o Reverendo.

  “A Farmácia é muito importante para a o povo de Muriaé e para o povo em geral, que vai ter a oportunidade de poder adquirir os remédios, pois sabemos que muitos têm preços altos e o povo sofre com isso. Tenho certeza que agora o povo vai conseguir um preço muito mais acessível para adquirir seus remédios”, afirmou o vereador João Fiscal.

  O presidente da Sociedade Médica de Muriaé, Dr. José Carlos Cerqueira, destacou o empenho da Prefeitura de Muriaé para a instalação do programa. “É a filosofia da administração atual de oferecer serviços de alta qualidade a baixo custo para a coletividade. Se for feita uma análise com a tabela de preço de medicamentos importantes e de ponta, o preço é muito baixo, por isso, acessível à camada pobre da população. A gente fica muito contente com iniciativas como essa e com a inauguração”.

  O deputado Bráulio Braz, já se preparando para retornar à Assembléia, em Belo Horizonte, também falou sobre a importância da Farmácia Popular: “Eu não poderia deixar de estar aqui hoje nesse momento tão importante para a sociedade muriaeense, principalmente para as pessoas de baixa renda, que serão beneficiadas demais com essa inauguração, esse benefício incomensurável para o povo da cidade. Só um governo municipal, com a visibilidade e a credibilidade que esse governo tem, pode conseguir as coisas para a sua cidade. Estão de parabéns o Governo Federal, a iniciativa nacional e o Prefeito Municipal de Muriaé pela sua disposição e determinação em trazer para a nossa cidade os benefícios disponíveis em âmbito federal e que podem e devem ser trazidos para o município”.

  A Farmácia Popular do Brasil de Muriaé vai atende de segunda à sexta-feira, no horário de 07h às 18h e, aos sábados, das 08h ao meio-dia. A princípio, a lista de medicamentos consta de 105 itens, acessíveis a qualquer cidadão, mesmo os de outras localidades: “O consumidor pode adquirir os medicamentos apresentando qualquer receituário, seja particular, de convênio ou do SUS. A Farmácia só não vende sem receita médica. Qualquer pessoa, ainda que more em outro estado, se estiver passando por Muriaé e apresentar a receita, tem direito a comprar pelo preço oferecido, que é bem simbólico, acessível a todas as classes”, finalizou Dr. Marcos Guarino.

Autor: Andréa Oliveira

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS