Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 08/06/2012 às 10h19

Entrevista: José Junior Lima Alves de Oliveira

"O conhecimento adquirido através de

um curso profissionalizante é o divisor de

águas na carreira de um profissional"


José Junior Lima mudou-se para Muriaé em dezembro de 2004, após ser aprovado no processo seletivo para Analista Técnico do SEBRAE, responsável pela atuação da instituição em 18 municípios. Em setembro de 2006, se casou com a psicóloga Josiane Regina, de Belo Horizonte, que também veio morar em Muriaé. Em fevereiro de 2009 seus pais, irmã e sobrinha também se mudaram para a cidade. Após processo seletivo, em agosto de 2009, assumiu o cargo de diretor escolar do SENAI de Muriaé. Em abril de 2011, teve seu primeiro filho, Alberto Lima, e em março de 2012 seu sobrinho Gabriel, sendo os primeiros murieenses de sua família.


Acumula experiência como Analista Técnico de Microrregião do SEBRAE, onde coordenou a atuação da instituição em 18 cidades, com destaque para o projeto de Desenvolvimento do Polo da Moda de Muriaé. Ex-presidente da Agência de Desenvolvimento CONDESC. Integrou missão empresarial do SEBRAE ao EUA para estudo de políticas públicas de incentivo a micro e pequena empresa. Graduado em Administração com Habilitação em Gestão de Pessoas pela FNH-BH, cursa Ciências Contábeis na UNIP, é pós-graduado em MBA Gestão de Projeto FGV, MBA Gestão Empresarial pela Faculdade de Brasília, especialização em Educação a Distância pela UNIP e Gestão Estratégica de Instituições de Educação Profissional pelo SENAI SC, Gestão de Pública em andamento na UCAM.Para ele, "Muriaé é uma cidade acolhedora, com jeito de interior, mas facilidades de uma grande cidade e repleta de oportunidades profissionais, ótimo local para criar uma família".

 

Gazeta de Muriaé - O SENAI é o maior complexo de educação profissional e tecnológica provado da América Latina, e qualifica mais de 2,3 milhões de trabalhadores brasileiros a cada ano. Qual a necessidade deste trabalho sendo desenvolvido em Muriaé?

José Junior - Válido esclarecer o objetivo de nossa instituição, SENAI é o Serviço Brasileiro de Aprendizagem Industrial, dessa forma nossa razão de existir é qualificar mão de obra para a indústria, a gestão é de responsabilidade da Federação das Industriais do Estado de Minas Gerais - FIEMG. Atualmente a necessidade de mão de obra qualificada perpassa qualquer setor econômico, seja indústria, comércio ou sérvio, uma vez que o profissional que domina as técnicas de sua área de trabalho gera maior produtividade e redução de desperdício, gerando consequente aumento da competitividade para as empresas.

 

GM – Qual importância da qualificação para nossa população?

José Junior - O conhecimento adquirido através de um curso profissionalizante é o divisor de águas na carreira de um profissional, seja um jovem iniciante ou um adulto, o diploma SENAI é reconhecido por qualquer indústria brasileira. Nossos alunos têm acesso as melhores oportunidades de trabalho devido à sólida formação proporcionada por nossa estrutura de salas de aulas e oficinas de trabalho com equipamentos de última geração, nosso processo de aprendizagem é focado na prática, na realização da atividade laboral, contamos com uma equipe extraordinária de Instrutores de Formação Profissional em continua participação em cursos, seminários e feiras especializadas.


GM - Quais serviços o SENAI oferece as Confecções de Nosso Polo?

José Junior - O SENAI "Cézar Augusto Bianchi Botaro" atua como um centro de soluções para a indústria do Polo da Moda, a qualificação de mão de obra é apenas uma de nossas atuações, a unidade é reconhecida em todo o estado de Minas Gerais na realização de Clínicas Tecnologias, onde nossos especialistas fazem apresentação e tiram dúvidas sobre temas específicos, oferecemos serviços de modelagem e CAD-Audaces como impressão de matrizes e escala de tamanhos de peças, também realizamos em parceria com o SEBRAE a consultoria tecnológica em processo produtivo onde um especialista é deslocado para dentro da confecção e faz todo um estudo do processo produtivo tendo em vista o aumento da produtividade e redução de desperdício. A consultoria em criação e elaboração de moda, também subsidiada por recursos do SEBRAE, contribui com a agregação de valor através da inovação de produtos.

 

GM - Qual a diferença entre um profissional de costura recém-formado no SENAI e uma costureira com mais tempo de empresa?

O profissional em costura industrial é qualificado a operar todas as máquinas de costura mais utilizados em nosso Polo da Moda, este possui domínio técnico enquanto o costureiro experiente possui velocidade de produção. Assim como qualquer profissional, seja um professor, médico ou advogado, o costureiro industrial necessita de um tempo de adaptação ou de experiência para ganho de produtividade. Desta forma com o passar do tempo, o profissional qualificado pelo SENAI tende a sobressair, aliando à velocidade a técnica de produção. Geralmente o curso de 200h de qualificação em Costura Industrial é ofertado gratuitamente.

 

GM – Em Muriaé, o SENAI atende apenas a Confecção?

José Junior - A indústria de confecção é representativa em números de faturamento e em sua demanda por funcionários, criando muitos postos de trabalho, a organização do setor teve inicio em 1998 com a atuação dos empresários em parceria com o SEBRAE.  O SENAI Muriaé nasceu em 2003 devido à articulação dos empresários de confecção com a FIEMG, desta forma a instituição tem seu foco principal na área de confecção, embora atualmente gere cursos e capacitações em administração e informática, com previsão para atuar ainda este ano em serigrafia, construção civil, refrigeração, elétrica predial e industrial.

O Centro de Treinamento do SENAI em Muriaé recebeu da FIEMG o nome de "Cézar Augusto Bianchi Botaro" como reconhecimento ao esforço do empresário Cézar das Máquinas pela sua incansável luta para instalação da unidade em nosso Município.

 

GM - O SENAI atende pessoas de qual idade?

José Junior - Até o ano de 2011 nossa principal oferta foram os Cursos de Aprendizagem Industrial, para jovens entre 16 a 23 anos, até 280 vagas por semestre em diversos cursos, embora tenhamos atendidos a todas as idades em cursos de qualificação. Atualmente o SENAI participação do PRONATEC, programa do Governo Federal que incentiva a participação em cursos Técnicos e de qualificação, tendo em vista a inserção no mercado de trabalho para maiores de 16 anos, sem restrição máxima de idade.

 

 

GM -  Quais cursos são ofertados pelo SENAI em Muriaé?

José Junior - Na área de confecção oferecemos dede o tradicional Costura Industrial, onde o aluno adquire toda a técnica de produção em máquinas de costura, até Corte, Modelagem, Desenho de Mora e outros, conforme demanda. Os cursos de Gestão mais procurados são destinados à formação de auxiliar administrativo, seja em rotinas pessoais, financeiras e etc. Na informática ofertamos cursos de instalação e manutenção de computadores e redes.

GM- Quais as novidades em cursos para os próximos semestres?

José Junior - Além dos cursos que já ofertamos e continuaremos nos próximos semestres através do PRONATEC em parceria com os Governos Federal, Estadual e Municipal, tivemos a aprovação de 4 cursos técnicos: Gestão, Segurança do Trabalho, Informática e Confecção do Vestuário, destaco este último que objetiva a formação de uma gerente de produção, profissional posicionado entre o empresário e a linha de produção, capaz de gerar resultados e tão demandado por nossa industrial local. A priori, estes serão ofertados em parceria com o Governo, de forma gratuita para alunos da rede pública.


GM – Existe algum projeto de expansão do SENAI de Muriaé?

José Junior - Estamos passando por uma adequação do espaço físico e estrutura elétrica da unidade para abrigar novos setores de atual, tal como a construção civil, elétrica predial e industrial, instalação e manutenção de geladeiras e ar-condicionado, solda, serigrafia e novas salas de aula. Estamos em fase de recebimento dos equipamentos licitados e construção dos novos espaços, essa expansão foi possível devido a parceria com a Prefeitura Municipal na construção do Galpão que irá abrigar novas oficinas.


GM – Como é o SENAI de Muriaé em números?

José Junior - Bem, chegamos a um ponto interessante de nossos resultados, para termos uma ideia apenas no ano de 2011 registramos 1.923 matrículas nos mais diversos cursos ofertados pela unidade. Todo semestre é realizado um provão, que classifica a qualidade da educação profissional das unidades do SENAI, Muriaé mantém Conceito B, estando entre as 10 melhores das 87 escolas de Minas Gerais. Ao final do ano letivo o SENAI realiza o Prêmio Destaque, onde os melhores alunos de todo o estado competem com suas notas do provão, o SENAI "Cézar Augusto Bianchi Botaro" recebeu diversos prêmios.

 

GM – Qual recado para empresários e colaboradores de nossa cidade e região?

José Junior - A qualificação de mão de obra é a base para o desenvolvimento de uma indústria produtiva e lucrativa, que gere emprego, renda e riqueza para o município, porém, como qualquer indicador social, esta diferença será observada nas próximas décadas.Deixo aqui um convite para os moradores de Muriaé e cidades vizinhas, venham ao Centro de Desenvolvimento da Moda, ou CD-MODA, anexo a Feira do Produtor Rural, para conhecer as instalações do SENAI, visitar nossas diversas Oficinas e Laboratórios e se informar sobre nossos cursos para todas as idades.Conheça o que o SENAI de Muriaé pode fazer por você e sua empresa, temos soluções adequadas às necessidades de sua empresa através de nossas consultorias e assistências ou de sua carreira profissional através de nossas capacitações.

A grande maioria de qualificações do SENAI é gratuita, informe-se através do (32) 3728-2050.

 

 

 

 

 

Autor: Gazeta de Muriaé

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS