Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 18/04/2012 às 14h41

Votorantim realiza primeiro ciclo de reuniões do PVE em Miraí

Objetivo foi apresentar escopo do PVE aos agentes-chave e aos grupos de gestão pública, gestão escolar e funcionários, além de traçar metas para o novo ciclo

A Unidade Miraí da Votorantim Metais realizou, nos dias 2, 3 e 5 de abril, o primeiro ciclo de reuniões com cerca de 50 agentes-chave e grupos de gestão pública, gestão escolar e funcionários da empresa que participam do Parceria Votorantim pela Educação (PVE), programa social desenvolvido pelo Instituto Votorantim e Votorantim Metais. De acordo com o gerente geral de Mineração do Negócio Alumínio da Votorantim Metais, Claret Vidal, o objetivo desses encontros foi apresentar o escopo do projeto do PVE para este ano, bem como os temas a serem trabalhados em cada ciclo e, principalmente, o engajamento dos atores que farão parte do projeto em 2012 para o cumprimento das metas estabelecidas pelo Instituto Votorantim.

"Neste primeiro ciclo, que teve como tema 'Planejar para começar com o pé direito', procuramos trabalhar com funcionários da Votorantim Metais, agentes da comunidade, profissionais das secretarias municipais de educação e o novo grupo de gestão escolar (formado por diretores e coordenadores das escolas)", informa Claret Vidal. Enquanto o grupo de gestores escolares tem como plano de ação a elaboração do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) Interativo, o grupo de gestores públicos vai trabalhar na revisão do Plano Municipal de Educação (2011-2020).

Segundo ele, as reuniões do primeiro ciclo resultarão em planos de ação que atenderão públicos diversos envolvidos no PVE, além de traçar ações para mobilizar a comunidade em prol da melhoria da educação. "Além disso, os agentes-chave definiram uma série de ações a serem executadas, tais como: orientação a familiares e amigos sobre como acompanhar a vida escolar dos filhos; reproduzir no mural das unidades as dicas contidas nos ímãs e nas cartilhas; e divulgar ações e conteúdos da mobilização na imprensa, entre outras", complementa Claret Vidal.

Uma das participantes, Silmane Maria Mazala de Oliveira, diretora da Escola Municipal Dom Helvécio, que participa pela quarta vez do PVE, considera o programa extremamente válido, principalmente no que diz respeito à integração entre escola e comunidade. "O programa favorece a participação maior dos pais na vida escolar dos filhos, resultando em um melhor rendimento escolar do aluno", informa.

Realizado em Miraí desde 2009, o PVE é executado com o envolvimento da Secretaria Municipal de Educação do Município e em 2011 mobilizou cerca de 1.300 estudantes, mais de 120 profissionais da educação (municipal e estadual) e aproximadamente 500 integrantes da comunidade (incluindo os pais de alunos) por meio de atividades diversificadas como: reuniões, palestras, seminários e gincana educativa que buscaram discutir os papéis e compromissos de cada um para melhoria da qualidade da educação em Miraí.

Autor: Gazeta de Muriaé

Fonte: Ideia Comunicação



Gazeta de Muriaé
HPMAIS