Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 16/04/2012 às 10h20

Escola de Audiovisual Carlos Scalla segue em atividade

Com pouco mais de um mês de funcionamento em Muriaé, a Escola Municipal de Audiovisual Carlos Scalla já registra várias atividades complementares e extra-curriculares em seu curso. Os alunos que já tiveram as disciplinas regulares, Princípios da Fotografia e Captação de Vídeo e Áudio, agora estão tendo um contato mais próximo com o mundo audiovisual.

Na segunda-feira (9 de abril) a Escola recebeu a visita de Ricardo Targino, premiado diretor, que está em Muriaé para as filmagens de "Quase Samba", grande produção com locações feitas na cidade. Ricardo, reconhecido pela direção do curta-metragem "Ensolarado", participou em 2011 do Festival de Cinema de Berlim sendo o único brasileiro entre as 59 produções da mostra Geração. Ainda na segunda, os alunos assistiram ao curta "A Saga de Zeca Lifonso", uma adaptação do diretor muriaeense Euler Luz, para o conto "Zeca Lifonso", do escritor Olavo Romano. Com a honrada presença de Euler, leram juntos o conto original, antes da exibição do filme. Num produtivo bate-papo o cineasta falou sobre o processo de produção e adaptação da obra.

No dia 11 de abril, os alunos assistiram ao filme "Cinema uma paixão" de Mary Rodrigues, baseado na historia de vida do renomado cineasta muriaense, Carlos Scalla, que dá nome à Escola de Audiovisual. O filme, uma ficção romanceada, tem no elenco Paulo César Grande, Cláudia Mauro, Vitor Castanheira, Paulo Reis, Bruno Bennec e Bruno Scalla. Para a próxima semana está agendada uma visita dos alunos à casa de Carlos Scalla, para conhecerem o seu magnífico acervo cinematográfico.

A Escola Municipal de Audiovisual é uma realização da Prefeitura de Muriaé e Fundação de Cultura e Artes (Fundarte). As aulas são ministradas no Centro Cultural e Turístico Dr. Pio Soares Canêdo - Grande Hotel Muriahe - e já conta com 40 alunos matriculados. O Curso, com a duração de um ano, é dividido nos módulos, Iniciante e Avançado e oferece aulas de produção audiovisual, com disciplinas como: Princípios da Fotografia, Captação de Vídeo e Áudio, Técnicas de Iluminação, Introdução à Linguagem Cinematográfica, Produção de Roteiro, Edição Não Linear, entre outras.   

A escola tem o apoio da produtora Fábrica do Futuro e a parceria do Polo Audiovisual Regional, que consolidam o Consórcio Intermunicipal de Cultura, a ser lançado oficialmente no dia 4 de maio, em Muriaé, no IV Fórum Regional de Cultura. O Consórcio, com sede em Cataguases-MG, envolve várias cidades da região e suas entidades culturais, sociais, empresariais, políticas e educativas, com o efetiva parceria do Sebrae. Através da cooperação mútua, têm o objetivo de desenvolver e produzir conteúdos audiovisuais com sustentabilidade e formação.

Autor: Gazeta de Muriaé

Fonte: Fundarte



Gazeta de Muriaé
HPMAIS