Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 13/12/2010 às 09h08

"Ainda vou ser o melhor"

Elion quer ser o melhor no bicicross

Aos sete anos, Emmanuel Elion Fintelman Monteiro já sabe o que quer fazer da vida: ser o melhor esportista do bicicross do país. Campeão em várias disputas pelo Brasil, o garoto é considerado um dos melhores de Minas Gerais e já faz fama em competições na categoria Boys 7 anos.

Em entrevista ao Gazeta de Muriaé, o garoto falou um pouco sobre o seus sonhos, da importância que o esporte tem na sua vida e a dificuldade em encontrar patrocínio para a participação de campeonatos.



Gazeta de Muriaé_ Quando iniciou o interesse pelo bicicross?
Emmanuel Elion Fintelman Monteiro_
Meu pai sempre foi esportista, e há dois anos atrás comprou um bicicleta pra mim e fui pegando gosto. Teve um dia que andei com ele cerca de 22 quilômetros, de Patrocínio do Muriaé até aqui, pela estrada do Ivaí. Um dia fomos no horto florestal e eu comecei a andar na pista em uma bicicleta, dessas comum, e fui gostando de passear pelas rampas. Quando vi os adultos voando nas rampas, fiquei doido, e ai tive que experimentar. Daí nunca mais parei. Em Janeiro de 2009, corri a minha primeira corrida em Governador Valadares (MG), com uma bicicleta comum e pesada, mesmo assim conquistei o terceiro lugar. Como a primeira vez a gente nunca esquecei, até hoje eu tenho essa bicicleta guardada. Chamo ela de "fudidinha".

Gazeta de Muriaé_ Porque o apelido "Manu Pedivela"?
Elion_
Um dia estava com meu pai na loja de bicicletas e vi todo mundo colocando adesivos na bicicleta com um apelido, ai eu pedi ao meu pai se podia colocar na minha um nome assim "Manu Pedivela". Ele sorriu, porém, achou estranho, e me perguntou o por quê do nome, então eu respondi que o pedivela (parte da bike que sustenta o pedal) é a parte mais importante da bicicleta.


Gazeta de Muriaé_ Quais foram as suas principais conquistas e títulos?
Elion_
Sou campeão Estadual Mineiro e Capixaba de Biciross de 2009, conquistei a 5ª e 6ª etapa do campeonato Brasileiro em Salvador, sou o terceiro do Ranking Brasileiro no ano de 2010, pois não tive condições de participar da final que aconteceu no ultimo final de semana em Jaraguá do Sul – SC, pois não consegui um patrocinador para ajudar nas despesas da viagem. Vou para a final do Mineiro este final de semana em Betim, mas, devido a falta de patrocínio, não participei de uma etapa, e estou em terceiro também no Campeonato Mineiro, vou tentar ser campeão novamente, ou pelo menos chegar em segundo, já é uma boa posição.

Gazeta de Muriaé_ Você falou sobre problemas com investimentos no esporte. Como é lidar com patrocinadores no esporte?
Elion_
Muito difícil, pois não se tem apoio para participar das competições. Esse ano foi muito complicado, pois não teve etapa aqui em nossa região. As corridas foram todas muito longe. O Mineiro teve duas etapas em Betim e uma em Sete Lagoas, favorecendo os meninos de lá. O capixaba teve duas etapas em São Mateus a 700 km daqui, que não pudemos ir. O Bicicross é um esporte caro e que depende de ajuda, o que não temos aqui em nossa cidade e região, tendo o meu pai que arcar com todas as despesas, o que fica muito difícil.


Gazeta de Muriaé_ Qual a sua meta para 2011?
Elion_
Disputar pelo menos o Campeonato Mineiro e a Copa do Brasil em Vitória da Conquista (BA). Pensamos em disputar novamente o Brasileiro, mas serão 12 etapas em seis cidades e todas muito distantes, a mais perto é em Salvador. Esse ano tem corrida até em Gama (DF). Se conseguirmos patrocínio para o Brasileiro será muito fera, vamos poder disputar com os catarinenses os primeiros lugares. Esse é o meu sonho. Lá eles são patrocinado pela Malwee, e se Deus quiser eu conseguirei um patrocinador que me apóie na viagem.


Gazeta de Muriaé_ Como é para você estar entre os melhores do país?
Elion_
É muito bom estar entre os melhores. Só de pensar que deixei para trás os sergipanos, paraibanos, dentre outros esportistas de outros Estados, foi muito legal. Se tivesse pista para treinar como os meninos lá de Santa Catarina, eu "fritava" eles.


Gazeta de Muriaé_ Como é a sua vida. Você consegue ter uma vida normal na escola e amigos?
Elion_
Consigo, eu gosto de praticar natação, estou freqüentando três vezes na semana. Jogo bola na escolinha, gosto de desenhar, participo da escolha de artes da Fundarte e gosto muito da minha Bike. Treino na pista do horto sempre que ela oferece condições, e gosto muito de andar de bike pelas ruas da cidade com meu pai. Minha vida é normal e muito boa. Meu pai é o meu Tsai. Aprendi essa palavra na TV vendo os viajantes de bicicleta, significa, "meu melhor companheiro".

Gazeta de Muriaé_ Qual é o seu maior sonho?
Elion_
Disputar o campeonato Brasileiro todo e ir a Paulinia (SP) ver os melhores do mundo no Bicicross. Um dia eu ainda vou ser campeão Latino Americano, quero tentar ser o melhor no BMX, saltar as mega rampas, vou ser o melhor.


Gazeta de Muriaé_ Que dica você daria a jovens da sua idade sobre a prática de esportes?
Elion_
É bom para o crescimento, é muito divertido, e deve ser feito com muito prazer. Procure ser sempre o melhor.


Gazeta de Muriaé_ Aonde você se vê daqui há 10 anos?
Elion_
Entre os melhores pilotos de Bicicross do Brasil, viajando esse país a fora, sendo conhecido como o mineirinho, que parece um pássaro, como narrado pelos repórteres presentes na etapa do Brasileiro em Salvador. Poder sentir de novo a galera em pé, como em Salvador, gritando o meu nome e dizendo vai, vai, vai! E eu chegando em primeiro. Ainda vou ser o melhor.

Autor: André Ricardo

Tags: entrevista, esporte, bicicross, campeao,



Gazeta de Muriaé
HPMAIS