Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 18/11/2010 às 16h05

Vereadores e HSP estudam permanência do pronto socorro

Vereadores da Câmara Municipal de Muriaé se reuniram com a administração, provedoria e diretorias técnica e clínica da Casa de Caridade Hospital São Paulo, nesta semana, para estudarem comoimpedir o fechamento do pronto socorro.

Estiveram reunidos a administradora do HSP, Rita de Cássia Pereira de Castro; o provedor, Messias Soares Vardiero; o diretor técnico, Dr. Paulo César de Oliveira e o diretor clínico, Dr. Raimundo Soares de Paula para apresentar a planilha de gastos do pronto socorro na atualidade - valor de 300 mil reais. Segundo informações dos representantes da instituição de saúde, o repasse é em torno de 180 mil reais (100 mil repassados pela Prefeitura e 80 mil pelo SUS), ficando um déficit de 120 mil a cada mês.

Entre conversas e trocas de ideias àdireção do HSP e vereadores, chegaram a conclusão que será preciso a interferência das autoridades federais e estaduais, assim como da municipal, pedindo um maior respaldo ao Prefeito José Braz, para que se amplie o repasse de recurso para a instituição afim de impedir o fechamento do pronto socorro que hoje atende, em média, a 42 cidades da região.

Um dos vereadores, Vander Gonçalves, ressaltou que o Orçamento Anual do município passará pela Câmara no mês de dezembro e poder-se-á fazer uma Emenda no valor de 130 mil reais para que esta possa ser estudada pelo Poder Executivo, e assim averiguar a possibilidade de direcionar uma maior parcela da arrecadação municipal para a urgência e emergência do HSP.

O vereador, Dr. Lydio Bandeira de Melo, levantou a possibilidade do valor do déficit (120 mil reais) ser dividido entre União, Estado e Município e, dentro do possível, restabelecer as condições de funcionamento do hospital.

O parlamentar, Dr. Carlos Wilson, autor do requerimento que pediu a Prefeitura um levantamento do valor dos repasses feitos à Casa de Caridade Hospital São Paulo, ressaltou a necessidade da partilha do déficit entre as 42 cidades assistidas, o que daria uma contribuição na ordem de 7 a 10 mil reais mensais, por Prefeitura. A medida segundo ele é plausível, já que a população da redondeza recebe atendimento de urgência e emergência em Muriaé. Ele frisou ainda que, esta assistênciamédica é encontrada, na maioria das vezes,no HSP e, acrescentou ao comentário, que é necessário fazer uma reunião para aproximar e conscientizar as partes – prefeitos e secretários de saúde das localidades atendidas.

Ofícios, representações e pedidos de urgência estão sendo feitos pelos vereadores diretamente ao secretário de Estado da Saúde, Marcos Pestana, e ao Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, solicitando reavaliação do caso. Foi unânime entre eles, inclusive determinado pelo presidente do Legislativo Municipal, Devail Correa, a criação de uma comissão especial para pedir auxílio aos deputados estaduais e federais eleitos pelo município e imediações.

Fonte: Camara Muncipal

Tags: saúde, política, pronto, socorro, cidade



Gazeta de Muriaé
HPMAIS