Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 11/11/2010 às 16h26

Agricultores aprendem classificar café para obter melhores preços

Os cafeicultores de Minas Gerais estão aprendendo a conhecer melhor as características do produto que cultivam nas propriedades do Estado. Cerca de 100 produtores da Zona da Mata e Leste de Minas já participaram do curso de Noções de Classificação e Degustação de Café. Com o conhecimento adquirido, eles podem obter um melhor preço na hora de negociar o café no mercado. O curso é promovido pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), em parceria com o Centro de Excelência do Café das Matas de Minas.

Nos cursos de classificação e degustação, os produtores têm aulas teóricas, com informações sobre os cuidados antes e depois da colheita que influenciam na qualidade do café. Na parte prática, os produtores aprendem a classificar o café e a fazer os testes sensoriais. "Com o curso constatamos que nós, pequenos produtores, temos condições de produzir um café de qualidade. A gente quer aprender cada vez mais", conta Seu Zequinha. 

Parte dos produtores que frequenta os cursos de classificação é cadastrada no Certifica Minas. Criado pela Seapa, o programa tem o objetivo de atestar a conformidade das propriedades cafeeiras com os requisitos do comercio mundial, ofertando um produto que atenda as novas exigências dos consumidores. O Certifica Minas foi o primeiro programa de certificação de café implantado por um governo estadual.

Cerca de 1200 propriedades de café de Minas Gerais já foram certificadas. Até o final de 2011, a meta é chegar a 1500 propriedades aprovadas pela certificadora internacional.

 

Fonte: Agência Estado

Tags: economia, agricultura,



Gazeta de Muriaé
HPMAIS