Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 13/02/2020 às 00h31

Projeto propõe proibição de "fogos de tiro" em Muriaé

O projeto do vereador Prof. Júlio Simbra (DEM) que dispõe sobre a proibição da queima, soltura e manuseio de fogos de artifícios pirotécnicos de alto impacto sonoro tecnicamente classificados como "jogos de tiro" no município de Muriaé também foi aprovado na sessão de 11/02. A proibição se estende a todo o município, seja em recintos fechados ou ambientes abertos, em eventos ou áreas públicas, bem como em locais privados.

Não estão abrangidos por este projeto os artefatos classificados como "fogos de cores", que são especificados como luminosos de efeitos visuais e menos ruidosos. Ficará a cargo do Executivo sua regulamentação e definição sobre a aplicação de multas e apreensão dos artefatos usados.

Segundo o vereador, "a poluição sonora causada pela queima de fogos de artifício é, em primeiro fundamento, causa de intenso sofrimento a pessoas com hipersensibilidade sonora em razão de determinadas deficiências ou síndromes como Parkinsondown e o transtorno do espectro autista, bem como a pessoas idosas acamadas ou hospitalizadas, casos que exigem do representante político um dos principais requisitos que ele deve ter para com o cidadão representado: a empatia". Por isso, Simbra considera "dever da Casa Legislativa estar em verdadeira sintonia e compreender as necessidades da população, principalmente, dos amis vulneráveis".

O vereador ainda explica que é "muito importante salientar que este Projeto não tem o objetivo de causar prejuízo aos espetáculos e festejos realizados com fogos de artifícios no município de Muriaé, mas apenas visa proibir que sejam usados os chamados "fogos de tiro" que são aqueles que causam muito barulho, estampido e explosões, gerando toda sorte de risco à vida humana e dos animais".

Autor: Wallace Nolasco

Fonte: Foto: Arquivo Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS