Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 04/12/2009 às 10h03

Combate ao Câncer

Fundação Cristiano Varella alerta sobre a necessidade da prevenção e do tratamento

O câncer representa, atualmente, a segunda causa de morte por doença no Brasil. Suas causas são variadas, podendo ser geneticamente pré-determinadas e ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas, ou, ainda, relacionadas ao meio ambiente e aos hábitos ou costumes próprios de um ambiente social e cultural.
 
De todos os casos, 80% a 90% dos cânceres estão associados a fatores ambientais. Alguns deles são bem conhecidos: o cigarro pode causar câncer de pulmão, a exposição excessiva ao sol pode causar câncer de pele, e alguns vírus podem causar leucemia. Outros estão em estudo, como alguns componentes dos alimentos que ingerimos, e muitos são ainda completamente desconhecidos.
 
De acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 500 mil pessoas serão atingidas pela doença no próximo ano. Isto significa que dois em cada mil brasileiros terão algum tipo de câncer em 2010. Embora os números assustem, é possível haver um controle – o que deve ser feito bem antes do tratamento nas unidades assistenciais de saúde. Controlar esta terrível doença depende de pesquisa, ensino e, principalmente, da prevenção e da detecção precoce.
 
Com este objetivo, foi criado, em 1988, o “Dia Nacional de Combate ao Câncer” – 27 de Novembro -, quando são desenvolvidas atividades de caráter educativo e social visando à ampliação do conhecimento da população sobre o tratamento e a prevenção. O Ministério da Saúde, por intermédio do Instituto Nacional de Câncer, coordena e promove ações de caráter nacional, que são desenvolvidas em cada estado brasileiro envolvido no Programa de Prevenção e Vigilância do Câncer.
 
Em Muriaé, a Fundação Cristiano Varella – Hospital do Câncer, realizou uma grande mobilização na Praça João Pinheiro, na manhã de sexta-feira (27), reunindo profissionais de saúde para alertar e orientar a população sobre a necessidade da prevenção. “O principal motivo deste evento é a prevenção, especialmente diante do comunicado do INCA sobre os novos casos previstos para 2010. A principal arma para o combate é a informação e, por isso, nós trouxemos folders, folhetos e uma equipe para informar às pessoas que medidas podem ser tomadas”, explicou a assistente administrativa da Fundação Cristiano Varella, Dulce Silvestre.
 
Segundo ela, os cânceres de mama e do colo do útero são os de maior prevalência na região: “Também vem aumentando o número de casos de câncer de intestino na mulher e, nos homens, o que é mais preponderante ainda é o de próstata. Mas o mais alarmante é o câncer de pele, porque, como ele não é letal, as pessoas acabam se esquecendo de fazer a prevenção, que é através do uso do filtro solar, que precisa ser muito divulgado. Inclusive, hoje, nesta campanha, nós trouxemos algumas amostras de filtro e distribuímos para a população”, completou Dulce.
 
Para a realização da campanha do “Dia Nacional de Combate ao Câncer”, a Fundação Cristiano Varella também contou com a atuação da enfermeira coordenadora do Centro Cirúrgico, Luciana; do cirurgião-dentista, Dr. Fernando Silva de Castro; da assistente social, Mariana; dos profissionais do laboratório e dos técnicos de enfermagem, que orientaram as mulheres sobre o auto-exame da mama.
 
Durante o evento na Praça João Pinheiro, o cirurgião-dentista, Dr. Fernando Silva de Castro, alertou a população quanto à prevenção do câncer de boca, cuja incidência é muito grande no Brasil: “Este é um tipo de câncer bastante agressivo, mas, quanto antes for feito o diagnóstico, maiores as chances de cura e maiores as chances de que o paciente possa retornar ao seu cotidiano normal. Esta é a parte mais importante de todo o nosso trabalho, fazer o diagnostico precocemente, informando os primeiros sinais. É isto o que temos feito, também, na Fundação, atuando junto aos pacientes, aos seus familiares e acompanhantes, no intuito de aumentar as fontes de informação sobre o câncer”, destacou Dr. Fernando.
 
Para a população que participou da mobilização promovida pela Fundação Cristiano Varella ficou o alerta da importância da prevenção quando o assunto é câncer, como atestou o pedreiro Onofre Morais, enquanto realizava um exame para detecção de câncer de boca: “Este trabalho foi muito importante para todos, porque permite prever a doença antes que ela aconteça. Fiquei sabendo de muitas coisas sobre o câncer e acredito que é muito importante prever para que, no dia de amanhã, não seja tarde demais”, finalizou.

Autor: Lúcio Vargas

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS