Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 11/06/2019 às 17h17

CBA realiza simulados de evacuação em Itamarati de Minas e Miraí

Os simulados de evacuação de áreas realizados em Itamarati de Minas, na quarta (5/6), e em Miraí, na sexta-feira (7/6), orientaram os moradores da Zona de Autossalvamento (ZAS) das barragens da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) para eventuais situações de emergência. Os simulados fazem parte do Plano de Ações de Emergência em Barragens de Mineração (PAEBM), previstos em legislação, e foram realizados em conjunto com a Defesa Civil de MG, defesas civis municipais, prefeituras, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar e Polícia Militar de Meio Ambiente. A partir de agora, os simulados passam a ser realizados periodicamente. Nos últimos meses, também como etapa do Plano de Ações de Emergência em Barragens de Mineração (PAEBM) e preparação para os simulados, os moradores foram treinados pelos brigadistas da CBA, que visitaram cada residência da Zona de Autossalvamento, que compreende áreas rurais dos municípios de Itamarati de Minas, Leopoldina, Miraí, Muriaé, Rosário da Limeira e São Sebastião da Vargem Alegre.
imageAs famílias foram orientadas sobre a evacuação, passar pelas rotas de fuga até chegarem aos pontos de encontro. Além disso, receberam materiais, folders e vídeo explicativos. O simulado em Itamarati Em Itamarati, as sirenes instaladas pela CBA tocaram às 14h na quarta-feira (5/6). Os moradores da Zona de Autossalvamento se dirigiram até os sete pontos de encontro pré-definidos pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, em conjunto com a CBA. O exercício foi conduzido pela Defesa Civil de Minas Gerais, Defesas Civis dos municípios de Itamarati de Minas e Leopoldina e Corpo de Bombeiros de Leopoldina, além de 50 profissionais de apoio da CBA. "É importantíssimo fazer simulados e convidar outros munícipios, já que todos estão sujeitos a problemas. Defesa Civil é isso, gerar essa corrente e todos aqui replicarem isso em outros municípios. É bom a gente poder estar aqui, aprender com a CBA e aproximar o www.cba.com.br Companhia Brasileira de Alumínio poder público e a sociedade civil", disse o Subtenente Jerônimo Damião dos Santos, da Defesa Civil do Estado de Minas, que também acompanhou o evento.
imageO prefeito de Itamarati de Minas, Hamilton de Moura, e o vereador José Augusto Cabral, de Leopoldina, também acompanharam o simulado. "Quero parabenizar a equipe inteira da CBA, que está empenhada em fazer o melhor. Isso pra mim não tem preço", agradeceu José Augusto. Também participaram do exercício o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Militar e a Polícia Militar de Meio Ambiente. O simulado em Miraí Na sexta-feira (7/6) os moradores da zona rural de Miraí, Muriaé, Rosário da Limeira e São Sebastião da Vargem Alegre partciparam do exercício. As sirenes tocaram às 14h e os moradores da Zona de Autossalvamento se dirigiram aos 20 pontos de encontro pré-defindos, conforme orientado previamente nas reuniões de preparação com a CBA. "O balanço foi extremamente positivo, tendo em vista os pontos onde foram alocados os policiais militares e o Corpo de Bombeiros", comentou o Tenente Dornelas, do 2° Pelotão do Corpo de Bombeiros de Muriaé. "Esse momento é onde culminou todo o protocolo de segurança que a CBA vem fazendo. É um trabalho em que a Defesa Civil e o município de Muriaé vem acompanhando ao longo do tempo e que fechou com chave de ouro. A população foi muito receptiva, fiquei feliz em ver", elogiou Leandro Cunha, coordenador da Defesa Civil de Muriaé.
imageO gerente geral de Mineração e Alumina da CBA, Ricardo Vinhal, avaliou positivamente a participação dos moradores. "Nós estamos falando de proteção de vidas e de segurança. O que mais chama a atenção é a adesão das pessoas. O treinamento foi bem efetuado e os moradores entenderam bem. Agora, a cada simulado que acontecer nós vamos evoluir cada vez mais", disse. www.cba.com.br Companhia Brasileira de Alumínio Gestão da segurança O Sistema de Gestão de Barragens (SIGBAR) contempla rotinas de monitoramentos que são realizados diariamente, semanalmente e mensalmente e encaminhados aos órgãos fiscalizadores. Também são realizadas auditorias externas, conduzidas por uma empresa independente, especializada e de competência reconhecida internacionalmente, com frequência mensal (para os monitoramentos, controles e ações) e semestral (para a avaliação geral das barragens).


Gazeta de Muriaé
HPMAIS