Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 07/12/2006 às 18h45

Malhação em todas as estações

Aluno praticando atividade fisica

 Com a proximidade do período de verão, há uma tendência maior das pessoas procurarem uma atividade física com mais intensidade nessa época do ano. Como os corpos vão ficar mais a mostra, nessa temporada de calor, conseqüentemente aumenta a procura por academias.

  Isso faz com que as pessoas tenham uma preocupação maior com o corpo e, o que não devia acontecer só nesta época do ano, acaba acontecendo, pois as pessoas recorrem às academias nessa época do ano, preocupadas somente com a estética, querendo atingir um padrão desejável em dois meses, o que não é possível e nem correto.

  Segundo Luciano Couri, profissional em Educação Física há 16 anos, a atividade física, principalmente a atividade orientada em academia, é de uma progressão continua, ou seja, os efeitos são progressivos e lentos, e esse período do verão de três meses é muito pouco tempo para chegar ao corpo desejável.

  Muitas pessoas acabam se frustrando com a busca desse objetivo em curto prazo e quando o verão termina, acabam desistindo e não dão continuidade ao treinamento, quando na verdade deveriam manter o ritmo para se prepararem para o ano seguinte.

  - O beneficio estético é progressivo e pode-se dizer que a partir de três meses a pessoa começa a ter uma resposta estética legal; isso é progressivo e individual, cada pessoa possui um biotipo, que é o que determina como ela vai ficar e se não houver a regularidade, o corpo acaba voltando ao estado que estava inicialmente e a parte estética não deve ser o objetivo principal ao se fazer exercícios físicos.

  Em busca de resultados rápidos e a preocupação de ficar mais forte, há quem apele para o uso de recursos além dos normais, que são os produtos herbogênicos, como no caso o uso dos esteróides: “é importante salientar que esteróides anabolizantes são uma coisa e suplementos alimentares são outra, que são aqueles liberados, mas que devem ser utilizados sob orientação nutricional e os esteróides são substâncias proibidas que só devem ser usados sob indicação médica”.


  Um fator muito grave é o fato de as pessoas preocupam muito com a estética e acabam esquecendo a parte da saúde: “o beneficio maior com a atividade física não aparece no espelho: é o beneficio interno de melhorar a circulação, o cardiorespiratório e o cardiopulmonar; são benefícios que acontecem mais rápido que a estética”. Porém, as pessoas na maioria das vezes, acabam procurando pela parte estética, pois elas desejam um resultado imediato, o que nem sempre é possível, causando a frustração e desânimo e, conseqüentemente, a grande rotatividade que acontece nas academias.

  Concluindo, Luciano destacou a importância das pessoas terem a consciência de que exercícios devem ser feitos com regularidade: “a partir do momento que elas são bem esclarecidas sobre os benefícios da atividade física e sendo bem orientadas, aí, sim, elas vão entender que exercício físico é muito mais que olhar no espelho e estar com o corpo esculpido”.

Autor: Leonardo de Castro

Fonte: ACAF Academia



Gazeta de Muriaé
HPMAIS