Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 12/02/2019 às 01h21

Prefeitura de Muriaé orienta motoristas sobre infrações de trânsito em áreas escolares

Com volta às aulas, movimento em proximidades de escolas aumentou; motoristas devem obedecer regras para evitar transtornos com fiscalização

Com a volta às aulas em Muriaé na última semana, o trânsito na região central da cidade voltou a ficar mais movimentado nos horários de entrada e saída de alunos. Para evitar transtornos com a fiscalização, a orientação aos motoristas é de respeito à sinalização nas proximidades de escolas. Vale lembrar que, desde 2017, a Prefeitura mantém áreas de embarque e desembarque de estudantes em frente a todos os colégios do Centro (além da Escola Estadual Desembargador Canêdo, na Barra), a fim de reduzir os congestionamentos.

Nesses locais, a sinalização vertical e horizontal é evidente até para motoristas mais inexperientes. No início e no fim de cada trecho, placas informam os horários (variáveis de acordo com cada escola) nos quais fica proibido permanecer por tempo superior ao necessário para a movimentação dos estudantes. Além disso, todos os pontos são demarcados no piso com faixa de cor azul, que se estende pelas vagas reservadas para a finalidade escolar nos períodos estabelecidos.

Mesmo com toda a sinalização, as irregularidades verificadas nas proximidades das escolas ainda são comuns. "Frequentemente, flagramos carros estacionados sobre as faixas azuis mesmo nos horários em que essas vagas são exclusivas para embarque e desembarque de alunos", informa o diretor do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito, Ivanin Pimentel. "As chamadas filas duplas também são muito frequentes, deixando a circulação de veículos bastante lenta naqueles locais", completa.
image

PM intensifica fiscalização
Para evitar abusos, a Polícia Militar intensificou a fiscalização em frente às escolas do Centro na última semana. A ação teve o objetivo de orientar os motoristas quanto à utilização dos espaços destinados à saída e chegada de estudantes, coibindo a formação das filas duplas e o estacionamento sobre o calçadão existente nas proximidades de dois colégios. Apesar do caráter educativo da iniciativa, a equipe da Patrulha de Trânsito precisou multar e até remover veículos que estavam estacionados nas áreas de embarque e desembarque durante os horários de restrição


Gazeta de Muriaé
HPMAIS