Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 10/01/2019 às 09h53

Começa período de alistamento militar 2019: o serviço pode ser feito on line

Cadastro é obrigatório para jovens do sexo masculino que completam 18 anos; adolescentes selecionados em Muriaé atuarão no Tiro de Guerra 04-016

Jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2019, ou seja, os nascidos em 2001, devem se alistar no Serviço Militar obrigatório. As inscrições vão até 28 de junho e podem ser feitas preferencialmente pelo site www.alistamento.eb.mil.br ou pessoalmente na 121ª Junta de Serviço Militar.

Dos inscritos, cem adolescentes serão selecionados para formação como atiradores para o próximo ano no Tiro de Guerra 04-016, órgão que funciona na cidade em parceria com a Prefeitura.

Após o alistamento online, o jovem receberá um número de registro no Certificado de Alistamento Militar (CAM) e poderá, por intermédio do site, saber se prossegue na seleção para o Serviço Militar ou se será dispensado recebendo o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI). Ele também deve imprimir o alistamento, para apresentá-lo durante a seleção. Caso não consiga imprimir o documento pela plataforma, deve ir à Junta com o documento de identificação e recibo para realizar o procedimento.

Alistamento presencial - Se o adolescente, por algum motivo, não conseguir se alistar via internet, deve comparecer na 121ª Junta, localizada no quarto andar do prédio da Câmara de Vereadores, Centro, e apresentar Certidão de Nascimento, CPF, documento de identidade original e comprovante de residência em nome dos pais ou em seu próprio nome. Além disso, é necessário ter email.

O atendimento presencial na JSM para este fim é realizado de segunda a quinta-feira, das 7h às 10h e das 13h às 16h, e na sexta-feira, das 7h às 10h.

Penalidades para quem não se alista - Quem não se alistar dentro do prazo, além de ter que pagar multa, vai estar em débito com o Serviço Militar e pode sofrer implicações, que vão desde a proibição de retirar o Título de Eleitor, ser impedido de tirar passaporte, ser empossado em cargo público, ter o CPF cancelado, receber prêmios em loterias, registrar o diploma de nível universitário até a não contratação para o quadro de funcionários por empresas privadas, entre outras sanções. 

O alistamento também é obrigatório para as pessoas com deficiência física e mental. Sendo notoriamente incapazes, elas são isentas do Serviço Militar e devem comparecer à JSM para requerer o Certificado de Isenção. 

Os cidadãos que são moradores da área rural de Muriaé devem se alistar normalmente. Eles terão que apresentar declaração da escola que estejam estudando ou que concluíram os estudos (para jovens que terminaram o Ensino Médio), comprovando que residem efetivamente na zona rural.

Serviço

Alistamento Militar 2019:

Quem deve se alistar: jovens do sexo masculino nascidos em 2001

Prazo: até 28 de junho

Endereço eletrônico: www.alistamento.eb.mil.br

Alistamento presencial em Muriaé: 121ª Junta de Serviço Militar

Local: quarto andar da Câmara de Vereadores (Rua Gabriel Oliveira, Centro)

Dias e horários de funcionamento: segunda a quinta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h; nas sextas-feiras, o atendimento ao público é feito somente na parte da manhã, das 7h às 11h

Telefone: 3729-1221

Documento necessário para alistamento online: CPF; é também necessário ter email

Documentos necessários para alistamento presencial:

 - Certidão de Nascimento;

 - CPF;

 - Documento de identidade original;

 - Comprovante de residência em nome dos pais ou em seu próprio nome.

*Serviço Militar é obrigatório para jovens que completam 18 anos em 2019



Autor: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS