Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 20/10/2006 às 10h01

Muriaé realiza Semana Nacional do Transito 2006

A Honda Motolider desenvolveu juntamente com o Corpo de Bombeiros e a Policia Militar a Semana Nacional do Trânsito. Muito utilizada para o trabalho, como por exemplo, de tele-entrega por agilizar o serviço, a motocicleta é um veiculo muito utilizado também para o lazer, e cada vez mais os jovens tem aderido esta moda, entretanto, em função do aumento de frota de motociclismo em Muriaé, e conseqüentemente, o numero de acidentes, é necessário que todos se conscientizem para evitar os danos causados à integridade física das pessoas.

É necessário melhorar o convívio social entre motociclistas e demais usuários do espaço público, como motoristas, pedestres e ciclistas, afinal, necessitamos do mesmo espaço para transitar.
Se você compareceu ao stand montado à Praça João Pinheiro, pôde tirar algumas duvidas, caso contrário, aqui vão algumas dicas que podem diminuir o risco de acidentes:

  • Usar CAPACETE de cores vistosas e bem justo na cabeça (aprovado pelo INMETRO);
  • Prefirir BOTAS com sola de couro e cano alto – E evitar dirigir de tênis;
  • Usar CALÇAS compridas e de tecidos resistente;
  • Usar LUVAS resistentes e próprias para motociclismo.

A sua atitude no trânsito faz toda a diferença

Dirija sempre em velocidade moderada, procurando sempre se fazer notar pelos outros. Para tal use sempre o farol, sinalizando de forma a fazer notar sua intenção de manobra.
Cuidado com manchas de óleo na pista e tenha atenção redobrada ao dirigir sob chuva, lembrando-se que os paralelepípedos são perigosamente escorregadios.

O motociclista deve-se lembrar, que o motorista dificilmente vê uma moto que esta pela direita, oculta que fica pelos ângulos mortos de visão.

Nunca ultrapasse pela direita, e ao dirigir entre carros parados, fique atento a qualquer movimento que indique que alguém vai abrir a porta ou mesmo se algum pedestre atravessa distraidamente, e o motorista, sempre olhar pelo retrovisor antes de alguma manobra.

Cuidado maior com ônibus e táxis; eles trafegam pela direita, e muitas vezes param e encostam para apanhar passageiros, o que sempre ocasiona em algum acidente. Procure manter distância segura em relação ao veiculo da frente.

Dê sempre a preferência. Lembre-se que crianças e idosos podem atravessar à sua frente. Atenção nas proximidades de escolas e faixas de pedestres.

Comparativo Trânsito urbano Muriaé/MG JAN a Jul

Natureza                                                         2005                      2006
 
SEM VÍTIMA                                                     267                        279
COM VÍTIMA NÃO FATAL                                 144                        180
COM VÍTIMA FATAL                                             4                            5
FATAL CNH                                                        26                          41
INFRAÇÃO DE TRÂNSITO                                 76                         112
TOATL DE ACIDENTES DE TRÂNSITO              415                        464

Autor: Leonardo Castro

Fonte: SM20/76ª Cia Esp PM



Gazeta de Muriaé
HPMAIS