Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 02/06/2022 às 21h42

Faculdade Santa Marcelina destaca-se como centro de estudos com controle biológico no Brasil

Faculdade Santa Marcelina (FASM Muriaé) vem se destacando como instituição referência em estudos biológicos, testes laboratoriais, produções acadêmicas e, ainda, na aplicação em campo sobre o uso de agentes naturais no controle biológico de insetos na condição praga no setor agronômico. O projeto tem por objetivo a realização de testes laboratoriais e de aplicações em campo, integrados com a comunidade local, a fim de garantir sucesso na produção agrícola com qualidade orgânica e preservação do meio ambiente, uma vez que as aplicações de nematoides entomopatogênicos em insetos e pragas mostra-se como uma alternativa altamente sustentável e que contribui com a preservação dos solos e água do planeta.

Todas as atividades relacionadas envolvem os estudantes do curso de Ciências Biológicas da FASM, e, de acordo com o professor e biólogo, Dr. Felipe Costa, responsável pelo departamento de manejo biológico da FASM, trata-se de uma grande oportunidade para que os universitários possam aplicar seus conhecimentos teóricos na prática. "Projetos como estes garantem ainda mais qualificação para a formação de qualidade dos futuros biólogos, além de trazer uma visão sustentável e inovadora com experiências interpessoais e de estágio", afirma.

Vale destacar que a FASM foi premiada recentemente no Congresso de Zoologia Aplicada em Maldonado (Uruguai) pelas pesquisas com uso de nematoides entomopatogênicos, e outros eventos nacionais por apresentações de seus graduandos, como por exemplo pesquisas de ictologias, que são técnicas de reprodução induzidas em peixes e entomologia, controles biológicos de insetos de pragas com uso de nematoides entomopatogênicos, também premiado no Primeiro Simpósio de Ecotoxicologia e Ecofisiologia Animal da Universidade Federal de Viçosa. "Atualmente, somos referência em testes laboratoriais e com o banco de isolados de nematoides para estudos científicos, aplicações em campo e parceria com agricultores. Estamos muito otimistas para colocar novos projetos em prática", finaliza Costa.

 Sobre a Faculdade Santa Marcelina

Pioneirismo e Inovação marcam os mais de 80 anos de existência da Faculdade Santa Marcelina. Reconhecida pelo mercado por formar profissionais qualificados para atuar nas áreas de Artes, Moda, Música, Negócios e Saúde, a Faculdade Santa Marcelina se destaca pela excelência de seu corpo docente, qualidade de seus cursos e completa infraestrutura.

Em suas duas unidades – Perdizes e Itaquera, os alunos compartilham experiências enriquecedoras, vivenciam um ambiente acadêmico de alto nível e recebem sólida formação técnica e humana, que fará a diferença profissional e pessoal em suas vidas.

Fonte: Assessoria de Comunicação FASM/Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS