Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 22/05/2009 às 18h17

VI Encontro de Produtores de Leite em Muriaé

Familia de José Ronaldo e Marli no Dia de Campo

A melhoria da qualidade do leite, sua industrialização, aumento da produção e da rentabilidade do produtor foram temas de debates relevantes entre os dias 14 e 15 de maio, quando aconteceu, em Muriaé, o “VI Encontro de Produtores de Leite da Zona da Mata” e o “Dia de Campo”.
 
Promovido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater- MG) de Muriaé, em parceria com a Embrapa e com a Prefeitura, o evento reuniu, nas dependências da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), já no 1º dia, cerca de 150 participantes – entre autoridades municipais, produtores rurais, técnicos, profissionais da área e estudantes.
 
Apesar da crise mundial que tem afetado o setor agropecuário, a Zona da Mata Mineira ainda é responsável pela produção diária de três milhões de litros de leite, destacando-se como uma das maiores bacias leiteiras em âmbitos estadual e nacional. Por isso, com o objetivo de garantir a posição da região, foram debatidos durante os dois dias de encontro, temas como manejo sanitário e da ordenha, política leiteira, diversificação da atividade rural com o plantio de eucalipto, controle de invasores de pastagens, integração lavoura-pecuária, mineralização do rebanho e manejo de pastagens; entre outros.
 
Com palestras ministradas por pesquisadores e profissionais da extensão rural, o “VI Encontro de Produtores de Leite da Zona da Mata” permitiu momentos de confraternização entre membros do setor e uma grande troca de experiência. “Falamos sobre as tecnologias para a melhoria da qualidade do leite, industrialização, perspectivas da atividade leiteira da região e principalmente aumento da produção e rentabilidade. Esta iniciativa é uma excelente oportunidade de viabilizar a pecuária leiteira da Zona da Mata, permitindo que os produtores da região tenham acesso às novas tecnologias do mercado”, destacou o coordenador Regional da Emater-MG de Muriaé, e um dos organizadores do evento, Ricardo Tadeu Galvão.

FAZENDA COCAIS promove Dia de Campo durante Encontro de Produtores

Um dos marcos do “VI Encontro de Produtores de Leite da Zona da Mata” foi o “Dia de Campo”, sob a coordenação de Rodolpho de Almeida Torre (Embrapa) e Ricardo Tadeu Galvão (Emater – MG), realizado na sexta-feira (15), na Fazenda Cocais, de propriedade de José Ronaldo Dias Reis.
 
Localizada no município de Santo Antônio do Glória, na divisa com o município de Vieiras, a fazenda abriu suas portas logo pela manhã para receber os participantes do evento, que puderam se inscrever assim que chegaram ao local.

“É com muito orgulho que recebemos todos esse produtores, técnicos e pessoal de instituições financeiras. Este Dia de Campo é algo de muita valia e proveito, pois aproxima as classes e permite troca de informações, além de ser um grande aprendizado para todos. É uma chance de união dos produtores, pois estamos atravessando uma fase difícil de mudanças, que exige encontros e constante atualização dos produtores, para que eles possam direcionar sua mente para o futuro”, ressaltou o proprietário da Cocais, José Ronaldo.
 
O Dia de Campo foi oficialmente aberto pelo prefeito de Vieiras, Waldinei Chicareli de Andrade, que deu as boas vindas aos visitantes do município e falou sobre o crescimento da região, reconhecida pela produção leiteira. Na seqüência, os participantes puderam escolher entre três stands montados (estações), de acordo com a palestra que desejam assistir.
 
Entre as opções, destacaram-se: “Aproveitamento de Resíduos na Propriedade”, palestra ministrada pelo representante da Embrapa Gado de Leite, Wadson Sebastião Duarte da Rocha; “Regularização Ambiental de Propriedades na Pecuária de Leite”, com o representante da Emater-MG, Ricardo Tadeu Galvão;
“Criação de Bezerras”, com Otávio Augusto de Freitas Borges (Vacinar); e “Manejo da Fazenda Cocais”, tema abordado pelo proprietário da Fazenda Cocais, José Ronaldo Reis e pelo responsável pelo Departamento de Campo da Credimur, Manoel Teodoro Pereira Carvalho Filho.
 
Na oportunidade, José Ronaldo falou sobre as atividades desenvolvidas em sua propriedade e como vem fazendo para enfrentar a crise: “Minha propriedade tem duas atividades, a pecuária de leite a piscicultura. A pecuária, como sabemos, está atravessando um momento bem difícil, mas com peixes, eu já lido há cerca de 20 anos e, por isso, domino melhor. Mas todo mercado tem sua fase boa e sua fase ruim, isso é normal, só que, conforme diz o ditado, quando há um bom trabalho, não existe crise e existem alguns tempos difíceis apenas”, frisou o proprietário da Fazenda Cocais.
 
Foi dentro deste espírito de confiança no trabalho e na produção agropecuária, que o Dia de Campo foi encerrado com uma saborosa Feijoada do Buffet  Marília Andrade – uma excelente escolha, que agradou todos os participantes do evento e permitiu mais um momento de confraternização e troca de experiências.

Autor: Lúcio Vargas

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS