Inauguração do CD MODA
Grande responsável pelo crescimento econômico do município, o setor confeccionista de Muriaé, que conta, atualmente, com cerca de 550 empresas e uma média de 10 mil profissionais, acaba de ganhar um reforço considerável: o Centro de Desenvolvimento da Moda Carlos Alberto Pereira Feres (CD Moda), inaugurado na manhã de sexta-feira, 08 de maio.
Localizado nas proximidades do Mercado do Produtor Rural, o CD Moda oferece, em um espaço de 2.400 metros quadrados, totalmente dedicados ao setor produtivo, salas de aula, de pesquisa e de videoconferência, auditório, maquinário adequado, laboratórios e Oficinas de Capacitação em Serigrafia e Informática. Também estão em funcionamento no prédio a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Setor de Confecções (Condessc), o Sindicato das Indústrias do Vestuário no Estado de Minas Gerais (Sindivest-MG), além de unidades do Centro de Vocação Tecnológica (CVT) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
O objetivo da iniciativa, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cézar Bianchi, é melhorar a mão de obra do município, produzir designers próprios e avançar tecnologicamente para que haja uma maior e mais rápida aceleração da tecnologia no setor, fazendo com que Muriaé coloque-se à frente do mercado atual. “Poderemos preparar profissionais cada vez mais capacitados para o mercado de trabalho. Teremos ainda parceria com o Sebrae, no oferecimento de consultoria tecnológica aos empresários”, completou Bianchi.
Todo o projeto foi construído dentro das normas de acessibilidade e segurança e demonstra que a parceria entre a Prefeitura de Muriaé e os Governos Federal e Estadual deu certo, permitindo vislumbrar uma obra que irá trazer benefícios - a curto, médio e longo prazo - para os confeccionistas, lojistas e para centenas de trabalhadores da cidade e da região.
A inauguração do CD Moda contou com a presença de personalidades políticas de Muriaé e região, como o deputado federal Lael Varella e o deputado estadual Bráulio Braz, além de autoridades representativas da FEMIG e do SENAI, confeccionistas e demais convidados.
Em seu pronunciamento, o prefeito José Braz agradeceu o empenho de sua equipe na realização de mais este sonho e ressaltou: “Estou me sentindo muito emocionado e bastante realizado por termos conseguido erguer este prédio com recursos do próprio município. Embora a obra tenha demorado, pois foi preciso projetar, fazer licitação e seguir todos os parâmetros exigidos, finalmente, estamos entregando o CD Moda à população, que poderá desfrutar de um local dedicado exclusivamente às confecções, o que é fundamental para agregar valor aos produtos e desenvolver nosso Pólo da Moda”.
Destaque no Pólo da Moda – ao lado de Laranjal, Patrocínio do Muriaé, Recreio e Eugenópolis –, Muriaé movimenta, dentro do setor confeccionista, mais de R$ 230 milhões por ano, notabilizando-se pela qualidade, criatividade e valor de sua produção em feiras, desfiles e exposições em todo país. Neste sentido, a implantação do Centro de Desenvolvimento da Moda configura mais um ganho para o município, através de um espaço integrado de aprendizagem, produção e distribuição – iniciativa que, sem sombra de dúvidas, irá contribuir para firmar a posição de Muriaé como Pólo da Moda, gerando novos empregos e investimentos para toda a região.