Em 24/09/2018 às 22h46
O trabalho realizado pela Câmara Técnica de Saúde (CTS) de Muriaé será apresentado durante o Congresso Internacional de Gestão de Serviços de Saúde, que acontece entre os dias 1º e 3 de outubro, na Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Criado pela Prefeitura em 2017, o projeto inédito na região agiliza atendimento aos muriaeenses, gera economia aos cofres públicos e diminui a "judicialização da saúde", que é a busca pelos meios jurídicos para obtenção de medicamentos ou tratamentos não ofertados pelo SUS.
O projeto de Muriaé, intitulado "A judicialização da saúde ou a garantia do direito à saúde: a experiência da instituição da Câmara Técnica de Saúde", será apresentado dia 2 de outubro. O Congresso contará, além da exposição dos trabalhos, com palestras de profissionais renomados na área, mesas-redondas, mini-cursos, entre outros. A Secretaria de Saúde de Muriaé enviará três representantes para o evento, que são autores do trabalho aprovado. "A participação neste Congresso é de extrema importância, pois tem como objetivo ser um espaço de discussões e reflexões sobre temas pertinentes à gestão em Saúde, permitindo a interlocução entre profissionais de diversas áreas e a discussão sobre uma gestão mais efetiva e humanizada no SUS", diz o coordenador geral da CTS de Muriaé, Vítor Vasconcelos.
A Câmara Técnica de Saúde de Muriaé é formada por uma equipe composta por médicos, farmacêuticos, assistente social, psicóloga, nutricionista, assessora jurídica e coordenador-geral. O grupo dá apoio, através de laudos técnicos, ao Poder Judiciário, ao Ministério Público, à Defensoria Pública e à Procuradoria da cidade nos procedimentos e tratamentos requisitados pela população. A equipe é responsável por analisar as demandas relacionadas ao SUS e a seleção, prescrição e distribuição de medicamentos. Desde que foi criada, no ano passado, já gerou economia de mais de R$ 2 milhões aos cofres públicos e realizou milhares de atendimentos aos muriaeenses.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Muriaé