Em 19/09/2018 às 10h47
Alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal José Lucindo da Cunha, na zona rural de Miradouro, aprenderam técnicas de pintura orgânica, com tintas preparadas a partir de restos de alimentos e temperos. A oficina foi realizada pelo Programa de Educação Ambiental da CBA (Companhia Brasileira de Alumínio) e contou com 49 participantes, entre alunos e familiares.
Na oficina, os estudantes puderam conhecer o passo a passo da produção das tintas, preparadas com a utilização de água, terra, cola e sobras de alimentos e temperos - tudo batido no liquidificador. Feita a mistura, os alunos e familiares produziram mais de 20 telas, que depois da oficina ficaram expostas nas paredes da escola. Por não possuir materiais tóxicos ou derivados de petróleo, a tinta orgânica é inofensiva ao meio ambiente e não oferece risco à saúde de quem a manuseia.
Na oportunidade, os participantes também puderam conhecer os processos produtivos da CBA e esclarecer dúvidas. A apresentação abordou todo o processo da mineração de bauxita, inclusive as práticas de reabilitação de área e a política de gestão socioambiental da empresa.
"Esse momento é importante para que tenhamos consciência ambiental e saibamos como a mineração funciona. Ações como essa nos ajudam a entender os processos e combatem a falta de informação sobre estas operações", disse a Secretária de Educação de Miradouro, Herica Regina Ferreira.
O gerente da unidade da CBA na Zona da Mata, Christian Fonseca de Andrade, destacou a importância da atividade. "Ao ensinarmos uma forma alternativa de pintura, com fontes naturais e renováveis, promovemos uma reflexão sobre as riquezas dos nossos recursos naturais. Esta oficina reforça o compromisso da CBA em levar educação ambiental aos municípios da sua área de abrangência", finaliza.
Sobre o PEA
Desenvolvido há 17 anos pela CBA, o Programa de Educação Ambiental (PEA) é uma iniciativa que tem o objetivo de disseminar a viabilidade ambiental da atividade minerária, por meio do conhecimento sobre o meio ambiente, além de ajudar na sua preservação, na sua utilização sustentável e na busca de valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e demais espécies que habitam o planeta.
Sobre a CBA
Produzimos alumínio do começo ao fim: extraímos a bauxita, transformamos o metal e oferecemos desde lingotes até produtos transformados como chapas e bobinas.
Tudo isso de um jeito bem sustentável.
Somos autossuficientes na extração da bauxita, produzimos toda a energia que usamos e somos líderes na reciclagem industrial do setor.
Isso tudo para conectar você ao mundo de oportunidades do alumínio.
O alumínio está no transporte que te move, nas janelas de sua casa, na embalagem de alimentos e no seu celular. Parcerias duradouras que transformam matéria-prima em soluções para o dia a dia.
A CBA está bem perto de você. Acesse: www.cba.com.br.