Em 17/09/2018 às 11h12
Um grande ato, promovido pelo Demsur, levou centenas de pessoas às ruas de Muriaé na manhã desta sexta-feira (14) em comemoração do Dia Mundial da Limpeza Urbana. O movimento também acontece em mais de 170 cidades do país. Os personagens do Esquadrão Demsur foram uma atração a parte, principalmente, junto ao público infantil.
A concentração ocorreu próximo ao Centro Administrativo e em seguida iniciou uma caminhada por algumas das principais ruas da Barra. O evento contou com a presença de alunos das escolas municipais Cândido Portinari, do bairro São Joaquim, e José Miguel Muahad, da Barra; estaduais Silveira Brum, do Centro; Columba Teixeira e Silva, do bairro São Cristóvão; e Escola Estadual Desembargador Canedo, da Barra; e também do Instituto Federa Sudeste de Minas - IF Sudeste. Além, é claro, de dezenas de servidores do Demsur.
Servidores do Departamento de Limpeza Urbana (garis e varredores) e funcionários do setor administrativo do Demsur também fizeram o percurso.
Uma grande estrutura foi montada pela autarquia com a participação de diversos carros e caminhões, além do bebedouro móvel (Pipinha) que forneceu água potável aos participantes. A Polícia Militar realizou apoio logístico no controle do trânsito, assim como o Demuttran na sinalização das vias. O Demsur também contou com apoio da Fundarte na sonorização e estrutura.
A caminhada terminou na praça do Trabalhador onde foi destacado a importância da conscientização do comprometimento das pessoas na manutenção da cidade limpa.
Durante o evento foram apresentados oficialmente os personagens do Esquadrão Demsur (Dé, Sú, Goto e Lilico), que a partir de agora irão atuar em todas as campanhas educativas da autarquia com a finalidade de divulgar os trabalhos desenvolvidos e a conscientização da preservação ambiental de uma forma lúdica e divertida. Aliás, os personagens foram a grande atração entre as crianças que se divertiram e tiraram muitas fotos.
Um grupo de estudantes do IF Sudeste também fizeram uma apresentação musical e a dupla de palhaços do Demsur Lili e Mocotó, interpretados pelos servidores Elisângela Fagundes e Alessandro Pontes encerraram as atividades com o teatral sobre educação ambiental.