Em 05/09/2018 às 12h51
A segunda divisão do Campeonato Brasileiro de futebol tem impressionado com o espetáculo de execuções e boas técnicas. Para os mais atentos, muitas partidas equivalem em qualidade com qualquer jogo da série A. Nesta temporada, o Boa Esporte Clube aparece como único time de Minas Gerais e tem deixado os times rivais sob cautela. O campeonato, que ainda conta com muitas partidas daqui pra frente, traz inúmeras possibilidades de avanço no ranking, inclusive para o Boa que passa por vários jogos nos próximos dias.
Qualidade técnica que impõe cautela aos adversários
Ao menos nas palavras de Daniel Costa, meia do CSA (Centro Sportivo Alagoano) antes da partida contra o Boa no último dia 2. "O Boa Esporte Clube vem em busca de recuperação nesta rodada", disse. Para ele foi necessário "ter atenção máxima durante os noventa minutos" de jogo. Assim, de maneira concisa o Boa tem mostrado o potencial do elenco organizado pelo treinador Ney da Matta. Vale lembrar que o Boa foi campeão da Série C do Campeonato Brasileiro em 2016 impressionando com habilidade em campo.
Em questão de desempenho e aproveitamento quem se destaca também é o Fortaleza e Avaí. Análises de especialistas e também do Betway Sports mostram que as possibilidades são de que o Fortaleza leve a melhor nos jogos contra São Bento e Brasil de Pelotas que acontecerão respectivamente nos dias 25/09 e 05/10. O Fortaleza, no entanto, nunca ganhou a Série B, fato que faz com que as estatísticas possam se concretizar de forma inesperada, mas possui duas vice lideranças, uma em 2002 e outra em 2004, ou seja, há mais de 10 anos. Já o Avaí possui o segundo lugar de 2016, uma vitória muito mais recente.
Os maiores ganhadores da Série B
Em questões gerais, há 6 times que são bicampeões da Série B, mas apenas Coritiba, Paysandu e Goiás possuem também 1 título de vice cada. Estes, no entanto, não possuem nenhum título recente nesta modalidade do campeonato. Ano passado o título ficou por conta do América Mineiro, que este ano está fazendo bonito na série A do Brasileirão, também com grandes possibilidades de avançar ainda mais no ranking geral.
Do local ao nacional
Já em termos locais, Minas Gerais sempre costumou se posicionar bem quando o assunto é futebol. A recente organização do Campeonato Amador 2018 que foi promovido pela Liga Esportiva de Muriaé, é um exemplo concreto do apoio local que existe ao esporte. Para todo mundo que acompanhou a abertura do evento, a opinião de alto nível foi inquestionável. A mesma qualidade observada em times como o América Mineiro (e claro, no Boa Esporte Clube) também pode ser notada no evento. Aliás, a paixão da região pelo futebol é histórica e sempre é motivo de comemoração em Minas Gerais, especialmente em Muriaé.
A região também conta com a Escolinha de Futebol do Cruzeiro que já completou 17 anos de atividade e funciona no Campo do Estádio Miguel. Para educadores, o incentivo para que a prática de esportes comece desde cedo é ideal para que a sociedade de se desenvolva com menores índices de criminalidade. Além disso, o incentivo desde cedo possibilita que os times locais sejam cada vez melhores e se destaquem cada vez mais em campeonatos como a Série A ou a Série B, como no caso do Boa e principalmente do América Mineiro.
Por outro lado, o CSA que está entre os primeiros colocado na série B este ano, foi campeão da Série C do ano passado numa jogabilidade exemplar com o estádio totalmente lotado. Em perspectiva histórica, o CSA já foi vice-campeão da Série B por 3 vezes, mas há mais de 3 décadas (1980, 1982 e 1983), ou seja, um time completamente diferente, mas com possibilidades técnicas herdadas da Série C do ano passado. No próximos dias a expectativa é que o CSA vença o CRB (Clube de Regatas Brasil) e também o Paysandu, com grandes chances de levar também contra Ponte Preta em partida que ainda está por confirmar para o dia 10 de outubro.