Após a conclusão de estudos técnicos para melhor adaptação à realidade de Muriaé, o Estacionamento Rotativo caminha para ser reativado na cidade. A iniciativa vai facilitar a disponibilidade de vagas nos locais mais movimentados da cidade (a chamada "Zona Azul"), ajudando a organizar o trânsito e a desenvolver o comércio local, entre outros benefícios.
As novas regras para a retomada do Sistema Rotativo foram indicadas pelo Demuttran e avalizadas pela Procuradoria Geral do Município. Ao contrário do que acontecia no passado, a implantação do Rotativo em Muriaé está totalmente de acordo com a legislação, já que o município agora se encontra integrado ao Sistema Nacional de Trânsito.
O Estacionamento Rotativo irá promover outros benefícios para a cidade:
Maior rotatividade de vagas - especialmente nas ruas onde a Zona Azul terá abrangência, as pessoas que precisarem ir a bancos, consultórios médicos ou ao comércio em geral terão mais facilidade para estacionar seus carros ou motos. O Rotativo irá limitar o tempo de permanência dos veículos nas vagas, garantindo que um mesmo espaço seja utilizado várias vezes e por mais pessoas ao longo do dia, tornando o sistema de estacionamento mais eficiente.
Mais proximidade e praticidade - atualmente, em virtude da falta de rotatividade, é comum que os motoristas estacionem em locais distantes e tenham que percorrer longas distâncias a pé. Com o Rotativo, esse problema será reduzido, já que uma maior alternância aumentará a chance de encontrar vagas disponíveis nas proximidades dos locais desejados.
Melhor organização das vagas - no Sistema Rotativo, todas as vagas serão demarcadas e numeradas, a fim de se evitar a ocupação inadequada de espaços e tornando mais fácil a procura de um local para estacionar. Essa organização permitirá uma fiscalização mais eficaz e capaz de evitar irregularidades, como a reserva de vagas ou o estacionamento de veículos em espaços não permitidos ou restritos.
Mais vendas para o comércio - quando se torna mais fácil estacionar, todos saem ganhando. E, para o comércio, o Rotativo também será vantajoso, já que permitirá que os consumidores, ao encontrarem vagas, façam suas compras no momento mais conveniente e com maior tranquilidade.
Mais investimentos para a cidade - os valores que serão pagos pelos motoristas na área do Rotativo retornarão em investimentos para a própria cidade. Com mais recursos, a Administração investirá na melhoria do calçamento, da sinalização e mesmo em outras áreas, como saúde e educação.