Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 23/07/2018 às 09h45

Movimento Brasil Sem Parasitose começa nesta terça-feira (24) em BH

Até o dia 26 de julho, a ação promoverá atendimentos gratuitos para a população no Parque Municipal

Os atendimentos contra as parasitoses começam amanhã (24/07) na capital mineira. O Movimento Brasil Sem Parasitose (MBSP) atenderá e orientará a população, gratuitamente, das 8h às 17h, no Parque Municipal de Belo Horizonte, Av. Afonso Pena, 1377 - Centro.

A ação, que vai até o dia 26 de julho, será realizada por médicos gastroenterologistas e profissionais da saúde em uma carreta de 52 m², adaptada com três consultórios e capacidade para cerca de 200 atendimentos por dia.

Na primeira etapa, o paciente responderá um questionário sobre os padrões de saneamento básico, higiene pessoal e familiar, hábitos de vida e o histórico clínico. Em seguida passará por uma triagem realizada por enfermeiros e, depois do atendimento com os médicos, será direcionado para uma sala temática educativa, onde receberá orientações práticas sobre hábitos de higiene pessoal e doméstica, dadas por uma equipe de agentes de saúde.

O MBSP é realizado pela Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) com apoio da FQM Farma.  Em sua terceira edição, o MBSP deste ano já passou por São Paulo e atenderá em mais três estados brasileiros - Pernambuco, Bahia e Rio de Janeiro, com duração de 17 dias.

Problema mundial

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as parasitoses são as doenças mais comuns do mundo. No Brasil, elas afetam em torno de 36% da população, no caso das crianças, esse número sobe para 55%.

O Movimento permite à população brasileira adquirir conhecimento sobre essas doenças, tornando-a agente na resolução dos problemas de saúde comunitária a partir de simples mudanças de hábitos de higiene pessoal e da comunidade. Além de desmistificar que as parasitoses são doenças exclusivas de pessoas que vivem em áreas críticas de saneamento básico.

Em 2016 e 2017, mais de 300 médicos e profissionais da saúde, entre eles nutricionistas, assistentes sociais e enfermeiros, participaram do projeto e atenderam cerca de 20 mil pacientes nas 21 cidades percorridas As principais queixas relatadas pelos pacientes foram:

• 48% dores abdominais e cólicas; 
• 43% azia;

• 38% barriga constantemente inchada; 
• 31% diarreia, entre outros sintomas.

 

Sobre o Movimento Brasil Sem Parasitose

Alinhado às diretrizes da OMS de controle de parasitoses intestinais, o Movimento Brasil sem Parasitose é um projeto social e educacional realizado pela Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) com apoio da FQM Farma. A ação leva orientação à população através do site e redes sociais, além de realizar atendimento gratuito à população na Unidade Móvel de Saúde. A equipe de atendimento é formada por cerca de 20 profissionais da saúde, entre médicos gastroenterologistas, enfermeiros e agentes de saúde que auxiliam no trabalho de orientação e prevenção das parasitoses.

 APOIO:
image

Sobre a FQM FARMA

A FQM Farma é uma indústria farmacêutica especializada em medicamentos vendidos sob prescrição médica. Sua linha de produtos está presente em farmácias de todos os Estados do Brasil. A fábrica está localizada no Rio de Janeiro e possui a certificação de boas práticas, emitida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A sua missão é promover a saúde e o bem-estar, colocando à disposição da classe médica e profissionais de saúde, soluções terapêuticas modernas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida.

 



Gazeta de Muriaé
HPMAIS